DOI: 10.5281/zenodo.6123002
Jader
Luís da Silveira
Graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela
Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e
Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso
Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA,
Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com
Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e
Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto
Federal Minas Gerais - IFMG.
Resumo: A educação de qualidade ocorre
quando os objetivos da escolarização obrigatória são atingidos, como a
aquisição de conhecimento e cultura, o desenvolvimento da personalidade, a
formação para a cidadania, a inserção no mundo. Esses objetivos são realizados
através do cumprimento do planejamento pedagógico e curricular, da organização
e gestão da escola, além da cultura organizacional, da tecnologia e o
desenvolvimento profissional dos professores.
Palavras-chave: educação; planejamento; Gestão; Educacional.
Abstract: Quality education occurs when
the objectives of compulsory schooling are achieved, such as the acquisition of
knowledge and culture, personality development, training for citizenship,
insertion in the world. These objectives are achieved through compliance with
the pedagogical and curriculum planning, organization and management of the
school, in addition to organizational culture, technology and the professional
development of teachers.
Keywords: education; planning; Management; Educational