DOI: 10.5281/zenodo.6122969
Jader
Luís da Silveira
Graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela
Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e
Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso
Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA,
Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com
Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e
Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto
Federal Minas Gerais - IFMG.
Joice
Aparecida Rodrigues Cunha
Possui graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas(2015).
Marden
Daniel Muniz
Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade de Franca-UNIFRAN (2011). Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, área de concentração Saúde da Família pela UFMG (2012).
RESUMO: O ensino de Ciências e Biologia, muitas vezes
é realizado, apenas pelas informações dos livros didáticos, por meio de aulas
essencialmente teóricas e memorialísticas. A prática de ensino expositiva é a
mais frequente e antiga no ensino de ciências nas escolas. Não se promove uma
cultura de criação de situações didáticas que problematizem as situações
cotidianas do estudante que exijam formas diferenciadas de ensino. Pauta-se um
perfil pedagógico diretivo e não tendendo a se aproximar ao relacional
(construtivista).
Palavras-chave: Ciências; Biologia; pedagógico;
construtivista.
ABSTRACT: The teaching of Science and Biology is often
carried out, only through information from textbooks, through essentially
theoretical and memorialistic classes. The practice of expository teaching is
the most frequent and oldest in science teaching in schools. A culture of
creating didactic situations that problematize the student's everyday
situations that require different forms of teaching is not promoted. It has a
directive pedagogical profile and does not tend to approach the relational
(constructivist) profile.
Keywords: Science; Biology; pedagogical; constructivist.