DOI: 10.5281/zenodo.6123110
Jader
Luís da Silveira
Graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela
Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e
Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso
Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA,
Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com
Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e
Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto
Federal Minas Gerais - IFMG.
Resiane Paula da Silveira
Graduada
em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga e em Pedagogia pelo Centro
Universitário ETEP. É especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade Batista
de Minas Gerais e especialista Educação Especial também pela Faculdade Batista
de Minas Gerais.
Resumo: A sala de recursos
multifuncionais é um ambiente que possui equipamentos específicos para o
oferecimento de atendimento educacional especializado, contando com materiais
pedagógicos elaborados especialmente para o público que recebe. Esse espaço
promove ações pedagógicas democráticas, de forma participativa de alunos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação,
matriculados na rede pública de ensino regular. A sala tem como objetivo,
complementar ou suplementar aos estudantes que buscam na Educação Inclusiva, o
seu direito da diferença, de forma que assegure as condições para a
continuidade dos estudos nos próximos níveis de ensino que vierem a frequentar.
Palavras-chave: sala de recursos; multifuncionais;
superdotação; altas habilidades.
Abstract: The multifunctional resource
room is an environment that has specific equipment for offering specialized
educational services, with teaching materials designed especially for the
receiving public. This space promotes democratic pedagogical actions, in a participatory
manner, by students with disabilities, pervasive developmental disorders and
high abilities or giftedness, enrolled in the public regular education network.
The room is intended to complement or supplement students seeking, in Inclusive
Education, their right to make a difference, in order to ensure the conditions
for the continuity of studies in the next levels of education that they may
attend.
Keywords: resource room; multifunctional; giftedness; high skills.