O primeiro número da Revista Nacional Educa apresenta
como eixo comum a Educação, com temas interligados que fazem o processo de ensino-aprendizagem
acontecer de forma efetiva e eficaz, abrangendo a docência, as tecnologias e a
inclusão.
Assim, a Educação pode e deve ser entendida
como um processo em constante movimento, que evolui diariamente com necessidade
de participação contínua de todos os envolvidos: os professores, os gestores,
os estudandes, os pais e toda a comunidade escolar. A participação de todos
proporciona um processo dinâmico, integrador e capaz de mudar uma nação.
Vale ressaltar a participação das práticas
docentes para a viabilização do efetivo processo de ensino-aprendizagem,
principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, que fez revolucionar
a forma de ensinar, bem como aproximar as tecnologias digitais de comunicação e
informação. Se antes da pandemia as tecnologias já eram essenciais para o
processo pedagógico, hoje são ferramentas essenciais para docentes e discentes.
Tudo isso ainda com a missão de promover a
inclusão, seja ela digital, social, cultural, bem como de alunos integrantes da
Educação Especial e Inclusiva. Promover a inclusão mais do que nunca é fator
importante, de alto impacto e essencial para a Educação que transforma, que
muda vidas e leva a melhoria de um país como um todo.
O desenvolvimento de uma nação depende de sua
Educação e de seus Educadores. Fazer um processo educativo de qualidade é um
dever de todos. Assim, para que a Educação transforme vidas, diferentes
estratégias podem e devem ser seguidas. Dessa forma, espera-se que a presente
obra traga alguns dos caminhos da Educação, usando como base as metodologias de
aprendizagem e as boas ferramentas de gestão escolar.