DOI: 10.5281/zenodo.6123213
Jader
Luís da Silveira
Graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela
Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e
Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso
Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA,
Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com
Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e
Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto
Federal Minas Gerais - IFMG.
Joice
Aparecida Rodrigues Cunha
Possui graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas(2015).
Marden
Daniel Muniz
Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade de Franca-UNIFRAN (2011). Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, área de concentração Saúde da Família pela UFMG (2012).
RESUMO
A disciplina de Genética é uma disciplina
indispensável para o aprendizado. É dotada de teorias e um vocabulário
complexo. Para um melhor aproveitamento e absorção é necessário lançar mão de
várias formas diferenciadas e lúdicas para envolver e aumentar o interesse dos
alunos aliando teoria e prática. A prática em Genética auxilia na construção
dos conhecimentos, que por sua vez, depende da experimentação. Elas contribuem
para o aprendizado dos métodos científicos, indicando aos alunos como
desenvolver e executar etapas que permitam solucionar problemas e justificar,
ou não, hipóteses pré-concebidas. Além disso, as práticas servem como
estratégia complementar para construção de uma nova visão sobre o tema abordado
na teoria.
Palavras-chave:
Inclusão. Educação. Genética. Escola.
ABSTRACT
Discipline of Genetics is a prerequisite for
learning discipline. It is equipped with theories and complex vocabulary. For a
better utilization and absorption is necessary to use several different and
entertaining ways to engage and increase the interest of students combining
theory and practice. This practice assists in the Gene construction of
knowledge, which in turn depends on the experiment. They contribute to the
learning of scientific methods, showing students how to develop and implement
steps that allow to solve problems and justify or not preconceived hypotheses.
Moreover, the practices serve as a complementary strategy to construct a new
vision about the topic in theory.
Keywords: Inclusion. Education. Genetics. School.