DOI: 10.5281/zenodo.6123225
Jader
Luís da Silveira
Graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela
Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e
Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso
Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA,
Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com
Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e
Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto
Federal Minas Gerais - IFMG.
Joice
Aparecida Rodrigues Cunha
Possui graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas(2015).
Marden
Daniel Muniz
Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade de Franca-UNIFRAN (2011). Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família, área de concentração Saúde da Família pela UFMG (2012).
RESUMO
A disciplina de Zoologia é uma disciplina
indispensável para o aprendizado. É dotada de teorias e um vocabulário
complexo. Para um melhor aproveitamento e absorção é necessário lançar mão de
várias formas diferenciadas e lúdicas para envolver e aumentar o interesse dos
alunos aliando teoria e prática. A teoria é indispensável contudo, se for
complementada por aulas práticas a qualidade do ensino aumenta e sua fixação de
conteúdo também. A aula prática faz com que o aluno participe diretamente de
cada processo, contribuindo para a construção da disciplina, além de estreitar
laços entre aluno e professor permitindo um ensino que sai do convencional
buscando novas alternativas. Assim, desenvolvendo com os alunos, a capacidade
de trabalhar em grupos, com isso obtendo um maior aproveitamento para ambos.
Palavras-chave: Inclusão. Educação.
Zoologia. Escola.
ABSTRACT
The discipline of Zoology is a prerequisite
for learning discipline. It is equipped with theories and complex vocabulary.
For a better utilization and absorption is necessary to use several different
and entertaining ways to engage and increase the interest of students combining
theory and practice. The theory is essential however, if complemented by
practical lessons the quality of teaching and increase their attachment content
too. The practical lesson makes the student to participate directly in each
process, contributing to the construction of the discipline, as well as closer
ties between student and teacher allowing a teaching that comes out of the
conventional seeking new alternatives. Thus, developing students with the
ability to work in groups, thereby obtaining a better use for both.
Keywords: Inclusion. Education. Zoology. School.