DOI: 10.5281/zenodo.6123091
Jader
Luís da Silveira
Graduação em Ciências Biológicas pela
Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela
Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e
Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso
Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA,
Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com
Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e
Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto
Federal Minas Gerais - IFMG.
Resumo: A inclusão deve ser iniciada na
escola, visto que a instituição de ensino é um espaço democrático, onde os
diferentes sujeitos podem ser agentes multiplicadores das ideias, bem como
levar tal prática para a comunidade interna e externa da escola. A Educação
Inclusiva nesse aspecto, surge como um direito a diferença dos diferentes
discentes, além de ser uma importante ferramenta para fazer da escola, um
ambiente participativo. O projeto político pedagógico (PPP) é uma forma de
participação de toda a comunidade escolar para que a Educação Inclusiva seja
implantada de forma efetiva e eficaz. Além do PPP, que é um documento dedicado
exclusivamente para uma instituição de ensino, a sociedade deve participar da
elaboração e avaliação de políticas públicas que tenham como base, a inclusão
em todos os espaços.
Palavras-chave: inclusão; educação inclusiva; projeto
político pedagógico; paradigma.
Abstract: Inclusion should start at
school, as the educational institution is a democratic space, where different
subjects can be multipliers of ideas, as well as taking this practice to the
internal and external community of the school. In this aspect, Inclusive
Education appears as a right to be different from different students, in
addition to being an important tool to make the school a participatory
environment. The Political Pedagogical Project (PPP) is a form of participation
by the entire school community so that Inclusive Education is implemented
effectively and efficiently. In addition to the PPP, which is a document
exclusively dedicated to an educational institution, society must participate
in the elaboration and evaluation of public policies based on inclusion in all
spaces.
Keywords: inclusion; inclusive education; pedagogical political project; paradigm