DOI: 10.5281/zenodo.6123091


Jader Luís da Silveira

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, MBA Executivo em Saúde pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Candido Mendes - UCAM, Especialização em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG e Especialização em Docência com Ênfase na Educação Inclusiva, pelo Instituto Federal Minas Gerais - IFMG.

 

Resumo: A inclusão deve ser iniciada na escola, visto que a instituição de ensino é um espaço democrático, onde os diferentes sujeitos podem ser agentes multiplicadores das ideias, bem como levar tal prática para a comunidade interna e externa da escola. A Educação Inclusiva nesse aspecto, surge como um direito a diferença dos diferentes discentes, além de ser uma importante ferramenta para fazer da escola, um ambiente participativo. O projeto político pedagógico (PPP) é uma forma de participação de toda a comunidade escolar para que a Educação Inclusiva seja implantada de forma efetiva e eficaz. Além do PPP, que é um documento dedicado exclusivamente para uma instituição de ensino, a sociedade deve participar da elaboração e avaliação de políticas públicas que tenham como base, a inclusão em todos os espaços.

Palavras-chave: inclusão; educação inclusiva; projeto político pedagógico; paradigma.

 

Abstract: Inclusion should start at school, as the educational institution is a democratic space, where different subjects can be multipliers of ideas, as well as taking this practice to the internal and external community of the school. In this aspect, Inclusive Education appears as a right to be different from different students, in addition to being an important tool to make the school a participatory environment. The Political Pedagogical Project (PPP) is a form of participation by the entire school community so that Inclusive Education is implemented effectively and efficiently. In addition to the PPP, which is a document exclusively dedicated to an educational institution, society must participate in the elaboration and evaluation of public policies based on inclusion in all spaces.

Keywords: inclusion; inclusive education; pedagogical political project; paradigm