Luciana Mendes Moreira
Licenciada em Letras - FINAV/ Licenciada em
Arte - UNAR, lucianammoreira@hotmil.com
Sharlene Ribeiro da Silva
Licenciada Plena em História - UFGD, sharlenegomes@hotmail.com
Jaqueline de Paula Matias Velozo
Licenciada em
Pedagogia - UFMS, jack_eline2013@outlook.com
Eliane Barbosa Lima
Licenciada em Pedagogia - FINAV, elianebarbosalima@hotmail.com
Adriana Brito da Silva
Licenciado em Letras - FINAV, adriana_britoms@hotmail.com
Josiane de Alves Barbosa Ferreira
Licenciada
em Pedagogia - UFMS, josiane.yuri@gmail.com
Mayara Amanda Alécio Guedes
Licenciada
em Ciências Sociais - MAGSUL, mayaraguedes_00@hotmail.com
Alessandra Amancio dos Santos Pereira
Licenciada
em Letras - FINAV, alessandraamanciodossantos@hotmail.com
Fátima Sueli Vidoto Ricardo
Licenciado em Letras - FINAV/ Licenciada em
Pedagogia - UFMS, fatima.vidoto@hotmail.com
Kelly Aparecida da Silva
Licenciada
em pedagogia – FINAV, kelly_paulino@live.com
Introdução: Considerando a situação mundial nos dias atuais, incluindo
grandes acontecimentos das últimas décadas, são influenciadores da população
mundial no século XXI. Uma época considerada incerta para uma grande parte da
humanidade, marcada pelo despreparo para enfrentar certas situações. O processo
de mudanças é percebido de forma muito célere o que provoca letargia e
desorientação em muitos, mesmo percebendo que essas mudanças são exigências
constantes na vida dos seres humanos. A escola tem o papel fundamental de
formar cidadãos preparados para enfrentar esse novo mundo, pois uma nova
civilização está nascendo, que envolve uma nova maneira de viver. E para que
isso aconteça, torna-se imprescindível que os profissionais da educação
descubram novos horizontes e reinventem novas formas de apropriação do saber.
Objetivos: Apresentar reflexões sobre a educação no século XXI, abordando o
papel da escola e o professor nesse novo tempo, assim priorizar uma reflexão
sobre a educação na sociedade do conhecimento e a formação do professor e seu
perfil profissional frente aos desafios do novo milênio. Metodologia: Pesquisa
qualitativa feita em vários artigos, publicações e livros sobre o tema, qual
foram selecionados e analisados através de leitura exploratória, a fim de contribuir
e caracterizar o objetivo
a ser explorado. Resultados: Para lidar com a realidade continuamente mutante,
a escola, deve reconhecer que não é mais a única fonte de conhecimento, e que
com os avanços da tecnologia, a escola
precisa deixar de ser doutrinante e ser administradora do conhecimento, que
forme cidadãos críticos, participativos
e com habilidades para se viver em sociedade. O uso das novas tecnologias facilitará
o processo de ensino, assim, educar não é ensinar tudo, mas sim
instrumentalizar o indivíduo para que possa questionar, investigar,
compreender, idealizar, transformar e construir. Ao se fazer à análise do professor para as
exigências do século XXI, faz-se necessária a presença de um professor inovador
que venha atender às necessidades deste novo século. Aos professores, cabe ensinar seus alunos a
serem protagonistas de seu conhecimento e aprendizagem, devem ser parceiros e
essenciais responsáveis pela renovação da educação e ter a necessidade de
criação de novos ambientes de aprendizagem e o pleno uso de novas tecnologias
de informação e comunicação. Conclusão: A escola de hoje precisa de um
professor com conhecimento intelectual suficiente para dominar o conteúdo e
também desenvolver e competências especiais para atuar em espaços tão diversos
quanto seu público ouvinte possa oferecer. Para alcançar eficiência o professor
precisa desenvolver a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para
enfrentar certos tipos de situações. A necessidade de formação profissional
continuada para o professor é motivo de
análise para constituir competências necessárias ao professor para ensinar, ele
precisa de conhecimento de abordagens didáticas, psicanalíticas e
psicossociológica para seduzir, atrair e envolver os alunos no projeto de
aprendizagem com muita consciência, sabendo o que faz.
Palavras-chave: Professor; Escola; Século XXI; Saberes Necessários.