DOI: 10.5281/zenodo.7349344

 

Adriana Rocha de Souza Miranda

Mestranda em Gerência de Administração de Políticas Culturais e Educacionais do Instituto de Educação Superior kyre Sâso (IESKS); Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia(UNEB); Licenciada em Letras e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Especialização em Língua Portuguesa - Texto pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Técnica Certificada no Projeto Comunidade de Aprendizagem pela Universidade São Carlos (UFSCAR) e Instituto Natura (IN); Professora da Rede Pública Municipal de Souto Soares -BA.dricarocha1999@outlook.com

  

Jadilson Marinho da Silva

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.

 

Resumo

O objetivo dessa investigação é analisar criticamente a função do Coordenador Pedagógico dos Anos Iniciais na Escola Pública Municipal de Souto Soares, Bahia, considerando a distribuição de suas atribuições, segundo documentos regimentais da instituição e a organização destas no tempo e espaço de trabalho, tendo em vista uma reflexão acerca do que realmente é parte da função deste profissional e como estas se articulam nas relações entre o seu fazer e dos demais profissionais que a ele se articulam. Destacamos a relevância da observância e organização de uma rotina de trabalho pedagógico articulado entre a diversidade de atribuições que perpassam a função do coordenador pedagógico e o seu tempo real de trabalho no contexto da escola.

Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Rotina. Escola.