Adriana Rocha de Souza Miranda
Mestranda em Gerência de Administração de
Políticas Culturais e Educacionais do Instituto de Educação Superior kyre Sâso
(IESKS); Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia(UNEB);
Licenciada em Letras e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade
Luterana do Brasil (ULBRA); Especialização em Língua Portuguesa - Texto pela
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Técnica Certificada no
Projeto Comunidade de Aprendizagem pela Universidade São Carlos (UFSCAR) e
Instituto Natura (IN); Professora da Rede Pública Municipal de Souto Soares
-BA.dricarocha1999@outlook.com
Jadilson Marinho da Silva
Graduação
em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010),
graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021),
especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido
Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de
Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais
(2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado
(2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela
Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior
(graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de
Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada,
Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.
Resumo
O objetivo dessa
investigação é analisar criticamente a função do Coordenador Pedagógico dos
Anos Iniciais na Escola Pública Municipal de Souto Soares, Bahia, considerando
a distribuição de suas atribuições, segundo documentos regimentais da
instituição e a organização destas no tempo e espaço de
trabalho, tendo em vista uma reflexão acerca do que realmente é parte da função
deste profissional e como estas se articulam nas relações entre o seu fazer e
dos demais profissionais que a ele se articulam. Destacamos a relevância da
observância e organização de uma rotina de trabalho pedagógico articulado entre
a diversidade de atribuições que perpassam a função do coordenador pedagógico e
o seu tempo real de trabalho no contexto da escola.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Rotina. Escola.