Janaína Vieira de Souza Pontes
Graduação
em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Educação
Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto
Federal de Pernambuco. Mestranda em
Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas.
Atualmente leciona no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui
experiência nas áreas de Matemática.
Ângela Maranhão Santos
Graduação
em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialização em
Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Teologia Integrada. Mestranda em Ciências da Educação pela
Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente leciona no Ensino
Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui experiência na área de Química.
Cristine Farias do Nascimento
Graduação
em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialização em
Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestranda
em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas.
Atualmente leciona no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui
experiência nas áreas de História, Filosofia e Sociologia.
Kellyanne Batista de Almeida
Graduação
em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Afogados de Igazeira.
Especialização em Linguística pela Faculdade Integrada de Patos.
Mestranda
em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas.
Atualmente leciona no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui
experiência na área de Letras.
Jadilson Marinho da Silva
Graduação
em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010),
graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021),
especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido
Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de
Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais
(2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021),
Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela
Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior
(graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de
Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada,
Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.
Resumo
A
modalidade de ensino destinada a jovens e adultos passaram décadas sendo
massacrada por vários modelos pedagógicos, tanto na maneira de tratar e agir
com esse público. Público este que por diversos motivos tiveram que abandonar
um direito, que é a educação para ajudar no sustento de suas famílias ou devido
a outras dificuldades, mas ao retornarem, novamente abandonaram a escola por
não encontrarem um espaço acolhedor para suas expectativas de vida. Não só
hoje, mas o olhar para esse modelo de educação vem se modificando a começar
pelas colocações de Paulo Freire e seus seguidores, que traziam a proposta de
uma educação libertadora, de uma aprendizagem significativa a seus interesses,
que colocassem os estudantes como sujeitos. Uma maneira de se trabalhar com
jovens e adultos de maneira significativa é colocar os componentes curriculares
de forma interligada, ou seja, sempre fazendo ligações complementares com as
demais disciplinas do currículo. Assim foi feito com as turmas do Projovem
Urbano da Escola Frei Cassiano Comacchio, localizada no Belo Jardim. Ao
trabalhar a mídia escrita, ou seja, o jornal impresso foi apresentado vários
conteúdos que fizeram os alunos refletirem desde sua construção até o objetivo
principal que é a informação através da leitura. Essa metodologia deu a
oportunidade de refletirmos sobre a importância de se trabalhar objetos que
estão presentes no cotidiano do aluno. Pois a experiência, nem que seja mínima
faz com que o mesmo declare seu conhecimento e a partir das experiências
relatadas pelos colegas e as orientações dos professores, tem-se um ambiente
onde todos construam e a aprendizagem se torne significativa. Nessas aulas
percebemos que os alunos permaneceram até o fim do horário, apesar de muitos
demonstrarem cansaço devido à rotina de trabalho. Todos esses pontos declarados
acima nos mostram a importância de um planejamento que traga aos protagonistas
da modalidade de educação de jovens e adultos uma participação ativa em seu
aprendizado, dessa maneira estaremos contribuindo para a diminuição da evasão
escolar dessa categoria.
Palavras-chave: Currículo Integrado. Aprendizagem Significativa. Evasão Escolar.