DOI: 10.5281/zenodo.7349380

 

Janaína Vieira de Souza Pontes

Graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Pernambuco.  Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente leciona no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui experiência nas áreas de Matemática.

 

Ângela Maranhão Santos

Graduação em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Teologia Integrada.  Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente leciona no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui experiência na área de Química.

 

Cristine Farias do Nascimento

Graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente leciona no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui experiência nas áreas de História, Filosofia e Sociologia. 

 

Kellyanne Batista de Almeida

Graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Afogados de Igazeira. Especialização em Linguística pela Faculdade Integrada de Patos.

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente leciona no Ensino Médio na rede estadual de Pernambuco. Possui experiência na área de Letras. 

 

Jadilson Marinho da Silva

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.

 

Resumo

A modalidade de ensino destinada a jovens e adultos passaram décadas sendo massacrada por vários modelos pedagógicos, tanto na maneira de tratar e agir com esse público. Público este que por diversos motivos tiveram que abandonar um direito, que é a educação para ajudar no sustento de suas famílias ou devido a outras dificuldades, mas ao retornarem, novamente abandonaram a escola por não encontrarem um espaço acolhedor para suas expectativas de vida. Não só hoje, mas o olhar para esse modelo de educação vem se modificando a começar pelas colocações de Paulo Freire e seus seguidores, que traziam a proposta de uma educação libertadora, de uma aprendizagem significativa a seus interesses, que colocassem os estudantes como sujeitos. Uma maneira de se trabalhar com jovens e adultos de maneira significativa é colocar os componentes curriculares de forma interligada, ou seja, sempre fazendo ligações complementares com as demais disciplinas do currículo. Assim foi feito com as turmas do Projovem Urbano da Escola Frei Cassiano Comacchio, localizada no Belo Jardim. Ao trabalhar a mídia escrita, ou seja, o jornal impresso foi apresentado vários conteúdos que fizeram os alunos refletirem desde sua construção até o objetivo principal que é a informação através da leitura. Essa metodologia deu a oportunidade de refletirmos sobre a importância de se trabalhar objetos que estão presentes no cotidiano do aluno. Pois a experiência, nem que seja mínima faz com que o mesmo declare seu conhecimento e a partir das experiências relatadas pelos colegas e as orientações dos professores, tem-se um ambiente onde todos construam e a aprendizagem se torne significativa. Nessas aulas percebemos que os alunos permaneceram até o fim do horário, apesar de muitos demonstrarem cansaço devido à rotina de trabalho. Todos esses pontos declarados acima nos mostram a importância de um planejamento que traga aos protagonistas da modalidade de educação de jovens e adultos uma participação ativa em seu aprendizado, dessa maneira estaremos contribuindo para a diminuição da evasão escolar dessa categoria.

Palavras-chave: Currículo Integrado. Aprendizagem Significativa. Evasão Escolar.