Ivonete Jorge dos Santos
Graduação
em Pedagogia e História. Especialização em Gestão Escolar, Coordenação
Pedagógica, História e Ciência da Educação.
Mestranda em
Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas.
Atualmente é Assistente de Gestão Escolar. ivonete_jsantos@hotmail.com.
Claudecir Ancelmo da Silva
Professor
EBTT Administração do Instituto Federal de Rondônia. Graduado em Administração e Licenciado em
Letras com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Supply Chain Management. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad
de la Integración de las Américas Contato: claudecir.silva@ifro.edu.br
Jadilson Marinho da Silva
Graduação
em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010),
graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021),
especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido
Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de
Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais
(2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021),
Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela
Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior
(graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de
Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada,
Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.
Resumo
Muito
se tem discutido sobre uma escola de qualidade no Brasil. Entende-se que para
isso há que se passar pela formação continuada de professores bem como pelo
papel da equipe pedagógica, e muito mais ainda do coordenador pedagógico em
particular, uma vez que é ele o articulador entre a necessidade de formação
continuada e sua devida efetivação. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual
Frei Cassiano Camacchio no município de Belo Jardim com o público do Ensino
Médio e faz uma reflexão cuidadosa em torno da temática: Formação Continuada do
professor e a contribuição do trabalho do coordenador pedagógico no atingimento
desse macro objetivo sem negar em se tratando de formação continuada, ganha protagonismo em
relação aos demais e isso jamais pode abrir concessões para se entender não
reconhecimento dos demais componentes da equipe pedagógica. Isso posto, sabe-se
que é ele (coordenador) quem dá o suporte necessário para que o professor se
mantenha atualizado com práticas inovadoras para que possa alcançar excelente
performance e produza com qualidade. Nesse sentido esse trabalho assume como
caminhos intermediários a percorrer: O primeiro, refletir sobre a contribuição
das intervenções profissionais do coordenador pedagógico para a formação
continuada dos professores da escola pública; a segunda, expor as implicações
da formação continuada nas práticas pedagógicas na percepção dos professores;
em terceiro, não menos interessante, diagnosticar o grau de importância dado
pelos docentes ao trabalho do Coordenador Pedagógico.
Palavra-chave: Formação. Professor. Coordenador Pedagógico.