Waldja Kyrlla Medeiros Feitosa Araújo
Graduação em Pedagogia pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. Especialização em
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco e em
Gestão e Avaliação da Escola Pública pela Universidade de Pernambuco. Mestranda
em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas.
Atualmente atua como Analista em Gestão Educacional pela Secretaria de Educação
do estado de Pernambuco e como professora da Rede Municipal de Caruaru-PE.
Jadilson Marinho da Silva
Graduação
em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010),
graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021),
especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido
Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de
Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais
(2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021),
Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela
Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior
(graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de
Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada,
Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.
Resumo
Este
trabalho é o resultado de pesquisa sobre o uso da tecnologia como ferramenta
para melhoria da ação pedagógica e teve por viés introdutório a investigação
sobre como este recurso estava sendo utilizado em uma escola da rede pública
estadual de ensino. Neste sentido, o estudo propõe-se a analisar a sociedade da
informação, como ela pode ser articulada no repensar do processo educativo e
como a educação pública tem se comportado diante desse avanço. Iniciou-se a pesquisa buscando fundamentação
teórica para embasar o estudo onde se investiga o impacto da tecnologia na
sociedade moderna, o porquê de se incluir tecnologia em sala de aula e também
estudar sobre a tecnologia e a educação como foco no progresso social.
Empregou-se como metodologia do estudo de campo, a pesquisa qualitativa onde
foram coletados dados de vinte e cinco professores divididos em dois grupos de
estudo. Os dados foram sistematizados e analisados seguindo teóricos que seguem
a mesma linha de estudo. Essas questões levaram à reflexão do papel da escola
neste momento histórico de adequação urgente onde a tecnologia não pode
constituir-se apenas como mais um instrumento em sala de aula nem mesmo como
único meio de se levar informação ao aluno, mas como mais uma ferramenta que,
se bem utilizada, pode levar a imensos benefícios à educação e formação
docente.
Palavras-chaves: Educação. Tecnologia. Ação Pedagógica.