Claudecir Ancelmo da Silva
Professor
EBTT Administração do Instituto Federal de Rondônia. Graduado
em Administração e Licenciado em Letras com especialização em Ensino de Língua
Portuguesa e Supply Chain Management. Mestrando em Ciências da Educação
pela Universidad de la Integración de las Américas
Contato: claudecir.silva@ifro.edu.br
Ivonete Jorge dos Santos
Graduação
em Pedagogia e História. Especialização em Gestão Escolar, Coordenação
Pedagógica, História e Ciência da Educação.
Mestranda em
Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas.
Atualmente é Assistente de Gestão Escolar. ivonete_jsantos@hotmail.com.
Jadilson Marinho da Silva
Graduação
em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010),
graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021),
especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido
Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de
Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais
(2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021),
Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela
Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior
(graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de
Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada,
Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.
Resumo
Este
artigo busca fazer um estudo teórico e empírico sobre a relação entre a
qualidade do sono e o desempenho acadêmicos dos discentes da autarquia de
Educação de Belo Jardim – PE. O sono é refletido neste trabalho enquanto um
estado fisiológico fundamental para a saúde e qualidade de vida, de modo que
sua ausência ou disfunção poderá levar a consequências como desgaste físico,
emocional, ansiedade, estresse e abalo na cognição e desempenho educacional
acadêmico. Este artigo questiona: “Qual a relação entre a qualidade do sono e o
desempenho cognitivo dos alunos universitários da Autarquia Educacional de Belo
Jardim - PE?”. E traz como Objetivo
Geral: Analisar os fatores associados a qualidade do sono e sua relação com o
desempenho educacional dos alunos universitários da Autarquia Educacional de
Belo Jardim – PE, levando em consideração os fatores emocionais, cognitivos dos
alunos (as) mediante as cobranças da sociedade neoliberal e de uma educação
neotecnicista. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, a partir de livros,
artigos científicos on line e
dissertações sobre o tema e a de campo, a partir de uma pesquisa quantitativa
com a aplicação de questionários estruturados realizados com 23 alunos dos
cursos de Licenciatura em Pedagogia, Administração de Empresa, Licenciatura em
Matemática, Ciências Biológicas da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB).
Como resultado, verificou-se que as perturbações do sono constituem um problema
de saúde pública que requer intervenção e adoção de medidas educativas e de
ações de promoção da saúde no estabelecimento de ensino, para que o próprio
estudante atue na construção da sua qualidade de sono.
Palavra-chave: Insônia. Qualidade do Sono. Desempenho Acadêmico. Aluno. Comportamento.