DOI: 10.5281/zenodo.7349355

 

Claudecir Ancelmo da Silva

Professor EBTT Administração do Instituto Federal de Rondônia. Graduado em Administração e Licenciado em Letras com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Supply Chain  Management. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas Contato: claudecir.silva@ifro.edu.br

 

Ivonete Jorge dos Santos

Graduação em Pedagogia e História. Especialização em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, História e Ciência da Educação.  Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. Atualmente é Assistente de Gestão Escolar. ivonete_jsantos@hotmail.com.

 

Jadilson Marinho da Silva

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.

 

Resumo

Este artigo busca fazer um estudo teórico e empírico sobre a relação entre a qualidade do sono e o desempenho acadêmicos dos discentes da autarquia de Educação de Belo Jardim – PE. O sono é refletido neste trabalho enquanto um estado fisiológico fundamental para a saúde e qualidade de vida, de modo que sua ausência ou disfunção poderá levar a consequências como desgaste físico, emocional, ansiedade, estresse e abalo na cognição e desempenho educacional acadêmico. Este artigo questiona: “Qual a relação entre a qualidade do sono e o desempenho cognitivo dos alunos universitários da Autarquia Educacional de Belo Jardim - PE?”.   E traz como Objetivo Geral: Analisar os fatores associados a qualidade do sono e sua relação com o desempenho educacional dos alunos universitários da Autarquia Educacional de Belo Jardim – PE, levando em consideração os fatores emocionais, cognitivos dos alunos (as) mediante as cobranças da sociedade neoliberal e de uma educação neotecnicista. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, a partir de livros, artigos científicos on line e dissertações sobre o tema e a de campo, a partir de uma pesquisa quantitativa com a aplicação de questionários estruturados realizados com 23 alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Administração de Empresa, Licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB). Como resultado, verificou-se que as perturbações do sono constituem um problema de saúde pública que requer intervenção e adoção de medidas educativas e de ações de promoção da saúde no estabelecimento de ensino, para que o próprio estudante atue na construção da sua qualidade de sono.

Palavra-chave: Insônia. Qualidade do Sono. Desempenho Acadêmico. Aluno. Comportamento.