Francisco Avelicio Leal Junior
Marceneiro,
acadêmico do Curso de Pedagogia Pela Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, E-mail:
franciscoaveliciojunior@gmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser-UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso-BA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695.
Mestranda do Curso de Mestrado (Pós-graduação Em formação de professores e
práticas interdisciplinares) (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE).
E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com
RESUMO: O artigo vai abordar o
tema de educação física nos anos iniciais. Nesse sentido, será feito um breve
relato do surgimento dessa disciplina no Brasil, como era utilizada essa
pratica e sobre as leis que foram constituídos durantes os anos como os PCNs e
a LDB. Com isso, vamos entender um pouco sobre esse componente curricular no
ensino fundamental e como ele atua atualmente nas escolas e sobre a
desvalorização desse ensino dentro das escolas. Nesse contexto, através da
pesquisa bibliográfica, serão explicados quais são os benefícios que a educação
física proporciona para os alunos envolvendo a mente e corpo, e também como é a
metodologia da educação física nas escolas, como são feitas as avaliações do
ensino fundamental. Dentro dessa perspectiva, serão mostrados quais são os
jogos que mais são utilizados para as práticas das atividades físicas, visando
as grandes variedades que podem ser utilizadas e os objetivos da disciplina
dentro do ensino escolar.
Palavras-chave: Educação física. Anos iniciais. PCNs.