DOI: 10.5281/zenodo.7388167

 

Francisco Avelicio Leal Junior

Marceneiro, acadêmico do Curso de Pedagogia Pela Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, E-mail: franciscoaveliciojunior@gmail.com

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser-UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso-BA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Mestrado (Pós-graduação Em formação de professores e práticas interdisciplinares) (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com

 

RESUMO: O artigo vai abordar o tema de educação física nos anos iniciais. Nesse sentido, será feito um breve relato do surgimento dessa disciplina no Brasil, como era utilizada essa pratica e sobre as leis que foram constituídos durantes os anos como os PCNs e a LDB. Com isso, vamos entender um pouco sobre esse componente curricular no ensino fundamental e como ele atua atualmente nas escolas e sobre a desvalorização desse ensino dentro das escolas. Nesse contexto, através da pesquisa bibliográfica, serão explicados quais são os benefícios que a educação física proporciona para os alunos envolvendo a mente e corpo, e também como é a metodologia da educação física nas escolas, como são feitas as avaliações do ensino fundamental. Dentro dessa perspectiva, serão mostrados quais são os jogos que mais são utilizados para as práticas das atividades físicas, visando as grandes variedades que podem ser utilizadas e os objetivos da disciplina dentro do ensino escolar.

Palavras-chave: Educação física. Anos iniciais. PCNs.