Larissa Rodrigues Souza
Estudante do Curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser –
Remanso-Bahia,
e-mail: laricoordenadora@gmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br;
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo:
A escola e a família formam uma parceria primordial no desenvolvimento do
aluno, pois o primeiro contato que as crianças têm é com a família é ela que
transmite confiança para que as mesmas, sintam-se segura diante da sociedade na
qual convive. A relação entre família e escola é fundamental, e deve ter uma
boa comunicação e parceria entre as duas para que os alunos tenham um bom
desenvolvimento na aprendizagem e também na convivência com o outro. Toda
criança tem direito uma educação, sendo assim, é dever do estado e da família
oferecer uma educação de qualidade para a formação dos discentes, não é só
responsabilidade da escola, as famílias tem que ter um compromisso em
participar e conhecer a vida escolar de seus filhos. É visível que as os pais,
ainda não participam da vida escolar de seus filhos como deveria, talvez por
falta de diálogo ou por falta de conhecimento. Sabemos que o tempo dos pais
está muito limitado, não tiram um tempo para a está com a família, sendo que
muitas vezes nem lembra que deixou seus filhos com pessoas estranhas, é isso
acaba desestruturado no convívio social das crianças e adolescentes. Os
resultados apontam que os pais precisam entender que os professores não são
pais, isso é preocupante, pois vivemos em uma sociedade com inúmeros desafios.
Em vista disso, as escolas precisam abrir mais diálogos e projetos que envolva os
pais, para que possam trazer essas famílias para mais perto possível da escola.
Palavras-chave: Família. Escola. Aluno. Diálogo.