DOI: 10.5281/zenodo.7388160

 

Naianne Lopes de Souza

Secretária Escolar no Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE Remanso Bahia. Estudante de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso-Bahia. E-mail: nayane-lopees@hotmail.com 

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br; sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Resumo: A inclusão escolar é uma prática que consiste no acesso igualitário e participativo para todos, proporcionando um ambiente de aprendizagens. Desse modo, a Educação Inclusiva vem de tempos buscando uma equidade no conceito social, infelizmente ainda é muito comum que o preconceito ainda persista, por mais que já venha alcançados ganhos, ainda merece que seja mais discutida e aceita pelo meio social. Assim, as crianças com autismo têm o direito de estarem incluídas no processo educacional de forma eficiente, em que suas singularidades sejam respeitadas possibilitando uma educação de qualidade. O artigo tem como objetivo geral compreender como acontece a inclusão escolar de crianças com autismo na Educação Infantil. Para embasar esse estudo realizou-se pesquisa bibliográfica a partir de autores que ajudaram na compreensão da temática como Cunha (2012), Gaiato e Teixeira (2018), Orrú (2013) e Brasil (2008).  Conclui-se que o Autismo é uma temática relevante a ser discutida em nossa sociedade, pois esse público precisa de visibilidade, e para que essas crianças tenham seus espaços de conquistas na educação escolar e na sociedade. O tema em questão é de suma importância fazendo-se necessário o desenvolvimento de novas estratégias educacionais a fim de estimular as habilidades e potencialidades dos alunos com autismo, superando suas limitações.

Palavras-chave: Autismo. Inclusão escolar. Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva.