Naianne Lopes de Souza
Secretária Escolar no Centro de
Atendimento Educacional Especializado – CAEE Remanso Bahia. Estudante de
Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso-Bahia. E-mail: nayane-lopees@hotmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br;
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo:
A inclusão escolar é uma prática que consiste no acesso
igualitário e participativo para todos, proporcionando um ambiente de
aprendizagens. Desse modo, a Educação Inclusiva vem de tempos buscando uma
equidade no conceito social, infelizmente ainda é muito comum que o preconceito
ainda persista, por mais que já venha alcançados ganhos, ainda merece que seja
mais discutida e aceita pelo meio social. Assim, as crianças com autismo têm o
direito de estarem incluídas no processo educacional de forma eficiente, em que
suas singularidades sejam respeitadas possibilitando uma educação de qualidade.
O artigo tem como
objetivo geral compreender como acontece a inclusão escolar de crianças com
autismo na Educação Infantil. Para embasar esse estudo realizou-se
pesquisa bibliográfica a partir de autores que ajudaram na compreensão da
temática como Cunha (2012), Gaiato e Teixeira (2018), Orrú (2013) e Brasil
(2008). Conclui-se que o Autismo é uma
temática relevante a ser discutida em nossa sociedade, pois esse público
precisa de visibilidade, e para que essas crianças tenham seus espaços de
conquistas na educação escolar e na sociedade. O tema em questão é de suma
importância fazendo-se necessário o desenvolvimento de novas estratégias
educacionais a fim de estimular as habilidades e potencialidades dos alunos com
autismo, superando suas limitações.
Palavras-chave: Autismo. Inclusão escolar. Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva.