Egli da Silva Santos Brito
Estudante do curso de Pedagogia da
Faculdade Alfredo Nasser – Remanso - Bahia, e-mail: egli_brit0@outlook.com;
Instagram: @egli_brit0
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br;
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo:
O artigo relata a importância da musicalização na Educação infantil como
linguagem atrativa, contribuindo de maneira significativa no processo
educacional da criança. A pesquisa foi desenvolvida tendo como referências em
autores, documentações, vivências obtidas no campo de estágio no processo de
formação docente. O objetivo foi
enfatizar o valor da linguagem musical de forma a contribuir positivamente para
o desenvolvimento na Educação Básica. Partindo deste ponto, torna-se evidente a
importância do papel do educador no desenvolvimento da leitura e escrita
utilizando-se a musicalização como ferramenta para orientá-los em tal inserção.
O artigo relata a importância da musicalização na Educação infantil como
linguagem atrativa, contribuindo de maneira significativa no processo
educacional da criança, integrando no processo de leitura e escrita, apontando
a importância de inserir a ferramenta musical no âmbito escolar. Observa-se a
criança em relação com a linguagem da música no período inicial estudantil. Os
resultados apontam o valor da linguagem musical de forma a contribuir
positivamente para o desenvolvimento na Educação Básica, viabilizando o uso da
musicalidade de maneira divertida. Partindo deste ponto, torna-se evidente a
importância do papel do educador como orientador no desenvolvimento da leitura
e escrita utilizando-se a musicalização como ferramenta que contribuirá nesse
processo educacional da criança.
Palavras-chave: Educação Infantil. Música. Educador. Leitura. Escrita.