Regiqueli Fonseca
Torres
Graduanda do
Curso de Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN, Remanso
– Bahia. E-mail: fonsecatorresregiqueli@gmail.com.
Sileide Mendes da Silva
Professora da
Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso – Bahia.
Orcid: http://
orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Mestrado (Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares) (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE).
E-mail:sileide.mendes@upe.br
Resumo:
O referido trabalho objetiva conhecer, analisar e compreender as dificuldades
que dificultam ou impedem a aquisição e a aprendizagem da leitura e escrita no
processo de alfabetização. O objeto de
estudo dessa abordagem é a discussão, investigação e a reflexão a respeito das
dificuldades presentes nos processos de aquisição da leitura e escrita nos anos
iniciais do ensino fundamental, alusivas ao período de alfabetização,
compreendendo o estudo das causas, fatores que influenciam no desenvolvimento
das mesmas e a forma para detectá-las. A metodologia do artigo é pautada em uma
pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e qualitativo, respaldada nas obras
de teóricos como: Ferreiro (1996), Vygotsky (1991), Piaget (1998), Bossa
(2000), Garcia (1998), Freire (1989), dentre outros. A temática aponta que
essas obstruções que surgem no processo de aprendizagem devem após o
diagnóstico, analisar e traçar estratégias com a finalidade de auxiliar e
suprir essas barreiras no aprendizado do educando.
Palavras-chave: Dificuldade. Aprendizagem. Aquisição. Alfabetização. Leitura. Escrita.