Ilana Alves Barbosa
Graduanda
de Pedagogia, 8° período pela Faculdade Alfredo Nasser- UNIFAN, Remanso-Ba.
E-mail: ilanaalvesb68@gmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br;
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender e aprender como lidar
com a dislexia, pois é um distúrbio de aprendizagem que irá se manifestar com
maior força dentro da sala de aula. A escola sendo um dos principais lugares
onde é desenvolvido as potencialidades educativas das crianças, deve ter em seu
quadro de docentes e equipe pedagógica, profissionais capacitados para que
transtornos de aprendizagem sejam notados o mais cedo possível e serem
encaminhados para um tratamento com profissionais especializados para
diagnosticar e tomar iniciativas que propiciem atividades pedagógicas que façam
parte da realidade do aluno com dislexia. O presente trabalho foi de cunho
bibliográfico que contou com pesquisas em trabalhos acadêmicos e de autores com
profundos conhecimentos sobre o tema proposto. Os autores são unânimes em
afirmar que todo processo e todo procedimento escolar é conduzir o aluno com
dislexia a vencer as barreiras que lhes aparecer em relação à aprendizagem onde
o professor deverá ter uma postura de acolhimento, paciência, tolerância,
insistência e nunca desistir de tal aluno para que tanto o docente, o aluno e a família do mesmo
alcance um nível de contentamento e satisfação sendo incentivados a nunca
desistirem de lutar por uma educação para todos.
Palavras-chave: Dislexia. Transtorno. Aprendizagem. Família. Escola.