Vanuzia Souza de Jesus
Estudante do curso de Pedagogia da
Faculdade Alfredo Nasser e auxiliar de secretaria no Colégio Municipal Ruy
Barbosa, Remanso/Bahia;
E-mail
vanuziasouzadejesus@hotmail.com
Sileide Mendes da Silva
Professora
da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN. Professora e coordenadora pedagógica no
Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia. Orcid:
https://orcid.org/0000-0002-5833-2695. Mestranda do Curso de Pós-Graduação em
Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade
de Pernambuco (UPE). E-mail: sileide.mendes@upe.br;
sileidemendes.uneb@gmail.com
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma compreensão sobre a
educação de jovens e adultos reconhecendo
a sua importância para que assim os futuros educadores,
independentemente da sua formação e experiências prévias, adquiram o
conhecimento cientifico e pedagógico necessários a um ensino com olhares
aguçados com suas especificidades de aprendizagem, colaborando para o estabelecimentos de práticas
pedagógicas embasadas para a promoção e
a equidade promovendo um ensino voltado
às necessidade da sociedade atual a fim
de promover estratégicas de aprendizagem, desenvolvimento da criatividade,
capacidades e habilidades e que esses indivíduos são
reconhecidos e que seu trabalho faz diferença contribuindo para uma formação
integral dos estudantes. O trabalho foi elaborado a partir da pesquisa
bibliográfica, assim os autores elencados abordam para a necessidade de
respeitar as características do adulto analfabeto envolvendo assuntos significativos
das vivências. Hoje, o alerta é de que precisamos
falar de uma modalidade de educação em sua pluralidade não esquecendo das
diferenças e desigualdades que atravessam gerações. Dessa forma, os resultados
deixam claro a educação é a melhor e maior mecanismo de mudanças, através dela
o homem consegue compreender a si mesmo e o mundo a sua volta.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos. Vivências. Direitos. Dificuldades e superação. Inclusão social.