DOI: 10.5281/zenodo.7388286

 

Sileide Mendes da Silva

Professora da Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN, Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso Bahia, Orcid. https://orcid.org/0000-0002-5833-2695, Mestranda do Curso de Mestrado (Pós-Graduação em Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares) (PPGFPP) - Universidade de Pernambuco (upe), E-mail: sileide.mendes@upe.br, sileidemendes.uneb@gmail.com

 

Iracema Campos Cusati

Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Universidade de Pernambuco (UPE), E-mail: iracema.cusati@upe.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4812-8412

 

RESUMO: Esse artigo traz como objetivo dissertar a respeito da formação inicial e continuada dos professores de matemática suas contribuições para o desenvolvimento profissional e no processo de ensino-aprendizagem. A matemática tem sido estereotipada como uma disciplina desagradável e complexa pelos discentes, talvez, isso aconteça devido as metodologias antiquadas utilizadas por alguns professores, as quais não atendem mais o público atual presentes nas instituições de ensino. Visto isso, são fundamentais e urgentes o investimento e o incentivo para a capacitação e aperfeiçoamento do conhecimento e metodologias dos educadores. Eles precisam refletir, ressignificar e reinventar os seus saberes e práticas com os objetivos de melhorar a educação nas escolas e contribuir para a formação de um cidadão crítico, ético e autônomo, pois essa responsabilidade ainda é direcionada ao docente. O processo de desenvolvimento profissional e pessoal do professor não termina em sua primeira formação, esse processo é longo e contínuo, o qual precisará acompanhar as mudanças e evoluções em sociedade. A partir da busca por novos conhecimentos não é apenas a sociedade que evolui, como também, o profissional, ele atualizará ideias e pensamento ultrapassados. A pesquisa bibliográfica possibilitou dissertar sobre a importância da temática. Além disso, a mudança metodológica, por exemplo com o uso da tecnologia permite ao professor e aluno uma aula mais dinâmica e participativa para ambos. Porém, para isso acontecer o profissional precisa estar disposto e motivado. O cenário atual da educação exige cada vez mais profissionais com capacidades e habilidades para lidar com questões sociais, tecnológicas e emocionais.

Palavras-chaves: Desenvolvimento profissional. Formação. Matemática.