Sileide Mendes da Silva
Professora da Faculdade Alfredo
Nasser - UNIFAN, Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy
Barbosa, Remanso Bahia, Orcid. https://orcid.org/0000-0002-5833-2695, Mestranda
do Curso de Mestrado (Pós-Graduação em Formação de Professores e Praticas
Interdisciplinares) (PPGFPP) - Universidade de Pernambuco (upe), E-mail:
sileide.mendes@upe.br, sileidemendes.uneb@gmail.com
Iracema Campos Cusati
Professora Permanente dos Programas
de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares
(PPGFPPI), Universidade de Pernambuco (UPE), E-mail: iracema.cusati@upe.br
Orcid:
http://orcid.org/0000-0002-4812-8412
RESUMO: Esse artigo traz como
objetivo dissertar a respeito da formação inicial e continuada dos professores
de matemática suas contribuições para o desenvolvimento profissional e no
processo de ensino-aprendizagem. A matemática tem sido estereotipada como uma
disciplina desagradável e complexa pelos discentes, talvez, isso aconteça
devido as metodologias antiquadas utilizadas por alguns professores, as quais
não atendem mais o público atual presentes nas instituições de ensino. Visto
isso, são fundamentais e urgentes o investimento e o incentivo para a
capacitação e aperfeiçoamento do conhecimento e metodologias dos educadores.
Eles precisam refletir, ressignificar e reinventar os seus saberes e práticas
com os objetivos de melhorar a educação nas escolas e contribuir para a
formação de um cidadão crítico, ético e autônomo, pois essa responsabilidade
ainda é direcionada ao docente. O processo de desenvolvimento profissional e
pessoal do professor não termina em sua primeira formação, esse processo é
longo e contínuo, o qual precisará acompanhar as mudanças e evoluções em
sociedade. A partir da busca por novos conhecimentos não é apenas a sociedade
que evolui, como também, o profissional, ele atualizará ideias e pensamento
ultrapassados. A pesquisa bibliográfica possibilitou dissertar sobre a
importância da temática. Além disso, a mudança metodológica, por exemplo com o
uso da tecnologia permite ao professor e aluno uma aula mais dinâmica e
participativa para ambos. Porém, para isso acontecer o profissional precisa
estar disposto e motivado. O cenário atual da educação exige cada vez mais
profissionais com capacidades e habilidades para lidar com questões sociais,
tecnológicas e emocionais.
Palavras-chaves: Desenvolvimento profissional. Formação. Matemática.