Andrey Oliveira Gonçalves
Graduação em Educação Física pela Universidade
Tiradentes.
Especialista em Educação Física
Adaptada pela Universidade Cândido Mendes.
Mestrando em Gerência
e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto de
Educação Superior Kyre'y Saso. Atualmente leciona no Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS). Possui experiência na área de
Educação Física.
Jadilson Marinho da Silva
Graduação
em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010),
graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização
em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal
do Piauí (2022), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela
Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua
Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em
Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e
Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação
(Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no
Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui
experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira,
Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e
currículo.
Resumo
O
presente artigo tem como objetivo apresentar a educação física escolar diante
do processo inclusivo bem como os desafios e possibilidades da sua prática
pedagógica. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as
contribuições dos autores como SOUZA JR, (2001), FALKENBACH;
DREXSLER; WERLE, (2007) entre outros procurando enfatizar a inclusão dos alunos
especiais nas aulas de educação física considerando assim as adaptações
necessárias dos conteúdos para atender as necessidades do mesmo. Conclui-se que
a educação física é um componente curricular importante na escola para o
desenvolvimento dos alunos nos seus diversos aspectos cognitivo, motor, físico,
emocional e social e que o professor precisa de apoio pedagógico e suporte nas
suas aulas.
Palavras chave: Educação Física Escolar. Processo Inclusivo. Prática Pedagógica.