DOI: 10.5281/zenodo.7529526

 

Andrey Oliveira Gonçalves

Graduação em Educação Física pela Universidade Tiradentes.

Especialista em Educação Física Adaptada pela Universidade Cândido Mendes.

Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto de Educação Superior Kyre'y Saso.  Atualmente leciona no Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS). Possui experiência na área de Educação Física.  

 

Jadilson Marinho da Silva

Graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021), especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (2022), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais (2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021), Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior (graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.

 

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a educação física escolar diante do processo inclusivo bem como os desafios e possibilidades da sua prática pedagógica. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições dos autores como SOUZA JR, (2001), FALKENBACH; DREXSLER; WERLE, (2007) entre outros procurando enfatizar a inclusão dos alunos especiais nas aulas de educação física considerando assim as adaptações necessárias dos conteúdos para atender as necessidades do mesmo. Conclui-se que a educação física é um componente curricular importante na escola para o desenvolvimento dos alunos nos seus diversos aspectos cognitivo, motor, físico, emocional e social e que o professor precisa de apoio pedagógico e suporte nas suas aulas.

Palavras chave: Educação Física Escolar. Processo Inclusivo. Prática Pedagógica.