DOI: 10.5281/zenodo.7529537

 

Marcilio Leão

Membro do Grupo Institucional de Estudo e Análise dos Fenômenos Urbanos e da Violência - Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação - DEMAC –UNESP/ Rio Claro/SP;

Membro do Grupo de Pesquisa em Etnomatemática da Universidade de Ouro Preto- GPUFop/Ouro Preto/MG.

Doutor em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro/SP.

marcilio.leao@unesp.br.

 

Resumo: Este trabalho visa apresentar os resultados de nossa tese de doutorado. O objetivo geral da pesquisa foi entender quais são as percepções que os jovens do ensino médio de duas escolas públicas, situadas no interior do estado de São Paulo, e os jovens internos, em regime socioeducativo, da instituição Fundação Casa, têm a respeito do fenômeno violência social. Participaram da pesquisa 79 jovens, na faixa etária entre 14 e 20 anos. Eles responderam a um questionário. Realizou-se também duas entrevistas com dois professores de matemática de duas escolas estaduais públicas do estado de São Paulo e com uma entrevista informal com um representante da Secretaria do Meio Ambiente e da Infraestrutura do Estado de São Paulo (SIMA) que trouxe a questão da violência ambiental para a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo exploratório de caráter teórico com foco na construção social e ambiental do indivíduo. Os resultados indicaram a importância da Educação Matemática numa perspectiva de tolerância, respeito e diálogo voltada para a cultura da Paz. Na conclusão, propõe-se uma Educação Matemática voltada para a Paz ancorado no tripé: A consciência ~ O sentimento ~ O comportamento.

Palavras-chave: Educação Matemática. Respeito. Não matar. Paz.