Marcilio Leão
Membro do Grupo
Institucional de Estudo e Análise dos Fenômenos Urbanos e da Violência -
Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação - DEMAC –UNESP/
Rio Claro/SP;
Membro do Grupo de
Pesquisa em Etnomatemática da Universidade de Ouro Preto- GPUFop/Ouro Preto/MG.
Doutor em Educação
Matemática – UNESP/Rio Claro/SP.
marcilio.leao@unesp.br.
Resumo:
Este trabalho visa apresentar os resultados de nossa tese de doutorado. O
objetivo geral da pesquisa foi entender quais são as percepções que os jovens
do ensino médio de duas escolas públicas, situadas no interior do estado de São
Paulo, e os jovens internos, em regime socioeducativo, da instituição Fundação
Casa, têm a respeito do fenômeno violência social. Participaram da pesquisa 79
jovens, na faixa etária entre 14 e 20 anos. Eles responderam a um questionário.
Realizou-se também duas entrevistas com dois professores de matemática de duas
escolas estaduais públicas do estado de São Paulo e com uma entrevista informal
com um representante da Secretaria do Meio Ambiente e da Infraestrutura do
Estado de São Paulo (SIMA) que trouxe a questão da violência ambiental para a
pesquisa. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa baseada em um estudo
exploratório de caráter teórico com foco na construção social e ambiental do
indivíduo. Os resultados indicaram a importância da Educação Matemática numa
perspectiva de tolerância, respeito e diálogo voltada para a cultura da Paz. Na
conclusão, propõe-se uma Educação Matemática voltada para a Paz ancorado no
tripé: A consciência ~ O sentimento ~ O comportamento.
Palavras-chave: Educação Matemática. Respeito. Não matar. Paz.