Maycon Ribeiro Galvão
Graduado em Ciências físicas e biológicas pelo o
CELJI/ULBRA. Biólogo - CRBio 06 região-AM.
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade
Martinho Lutero.
Professor de rede estadual de ensino e municipal
do estado de Rondônia.
RESUMO
Os problemas ambientais têm causado grandes
danos à natureza e são decorrentes principalmente da ação inadequada do homem,
que vem contribuindo para a degradação do meio ambiente. O presente trabalho
tem como objetivo analisar a vulnerabilidade ambiental das escolas para que
alunos e professores possam compreender melhor a relação e desenvolver sua
consciência ambiental. A educação ambiental é um processo participativo e
contínuo da sociedade, fundamental para a consciência crítica acerca dos
problemas ambientais existentes. A preocupação com o meio ambiente revela que
estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia, causados pela própria
sociedade. Dessa forma, é necessário que haja uma busca para se alcançar um
equilíbrio entre a relação homem x natureza, visando buscar alternativas
sustentáveis e mudar o comportamento frente a essa problemática. A partir
disso, têm-se na Educação Ambiental, uma ferramenta para a mudança de
comportamento, objetivando alcançar o desenvolvimento sustentável a partir de
ações, concepções e mudanças de hábito, visando uma relação mais harmoniosa com
o planeta. A metodologia deste trabalho será a pesquisa bibliográfica através
de artigos e livros encontrados em sites e bibliotecas e entrevistas com
professores e alunos de rede Pública. A educação ambiental permite uma
consciência crítica da sociedade acerca das questões ambientais e é uma
ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos ambientais
e minimização dos danos causados à natureza. Com isso, a sociedade adota
soluções para a mitigação de problemas que ela mesma causa, contribuindo para a
diminuição de desastres e minimização da degradação ambiental.
Palavras-chave: Educação ambiental, Escola no contexto da conscientização e preservação ambiental.