DOI: 10.5281/zenodo.7995086
Jorge de Sousa Santos
Professor na Educação
Básica, Pedagogo (UEG), Especialista em Currículo e Práticas Docentes nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI),
Mestrando em Tecnologias
Emergentes em Educação (MUST).
E-mail: j.ssantos_letras@hotmail.com
Lattes ID.: http://lattes.cnpq.br/6302165566784973
RESUMO
Este artigo traz uma reflexão a respeito das
contribuições proporcionadas pelo uso de metodologias ativas nos processos de
ensino-aprendizagem, incorporadas nas práticas docentes e nos currículos
escolares, e ainda, busca reconhecer as possibilidades de transformação
educacional manifestadas com a inserção destas metodologias nas realidades dos
espaços escolares na educação básica, vinculados aos diferentes sistemas de
ensino: público ou privado. Tem por objetivo central a discussão sobre a
integração currículo escolar e tecnologias, formação docente e os desafios para
a inserção de metodologias ativas na práxis em sala de aula. Apresenta como
elemento substancial para esta produção, a concepção de metodologias ativas da
qual se argumenta como estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, no
processo de ensino-aprendizagem, que envolvem os alunos, engajam-os e tornam-os
protagonistas do próprio aprendizado.
Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de
caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para colaborar com esta construção, este artigo
aponta, ainda, algumas contribuições relevantes sobre a temática de diferentes
autores que surgiram no decorrer da realização da pesquisa. Apresenta, ainda, o
papel dos professores frente ao processo educativo, no século XXI e dos
arranjos contemporâneos para assegurar a integração ao currículo das novas
tecnologias digitais na educação. E, conclui-se que, a materialização das
ações se manifesta aquém dos objetivos, metas, propósitos e utopias, com
desafios a serem superados, especialmente no que tange à formação docente, para
a real e efetiva integração das TICs na escola e no currículo.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. TICs. Formação Docente. Aprendizagem Significativa