Celi Ferreira de Almeida
Licenciatura em pedagogia– Anhanguera,
Pós graduação em Educação infantil e séries iniciais -
Faculdade Unina,
Pós graduação em Educação especial - Faculdade Ibra,
Eliane Gonçale da Silva
Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade
Estadual de MS – UEMS,
Licenciatura Matemática Universidade Estadual de MS –
UEMS,
Pós graduação em Educação e Gestão Ambiental – FAVENI,
Pós graduação em
Metodologia no Ensino Matemática – FAVENI,
Cleonice Pereira da Silva Batista
Licenciatura em
Educação Física - Faculdade de Administração de Fátima do Sul - FAFS,
Licenciatura em Pedagogia- Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências
Sociais e Humanas ,
Pós graduação em Educação Física Especial e Inclusiva com
ênfase em dificuldade de aprendizagem - FAESI,
Pós graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do
Ensino Fundamental - ANAEC,
Cristiane de Souza Barbosa dos
Santos
Licenciatura em
Pedagogia-Universidade Anhanguera/ UNIDERP,
Pós graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais –
Faveni,
Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva- Faveni,
Josiane Vieira da Silva
Licenciatura em
Pedagogia - Universidade Anhanguera /UNIDERP,
Fabíola Francielle de Fatima de
Souza
Licenciatura em
Pedagogia Anhanguera / UNIDERP,
Pós graduação em Educação Especial Com ênfase em
Deficiência - Faveni,
Pós graduação em Educação Infantil e anos Iniciais -
Faveni, fatimafabiolafrancielle@gmail.com
Raiane de Almeida Souza
Licenciatura em Pedagogia - Universidade
Anhanguera/UNIDERP,
Pós graduação em Psicopedagogia – Faveni,
Pós graduação em Educação matemática - FCE - Campos
Elíseos, mmoveisplanejadosnavirai@gmail.com
Rozimara Gregório de Souza
Normal Superior
Educação Infantil-Faculdades Integradas de Naviraí – FINAV,
Licenciatura em Pedagogia Faculdades Integradas de Naviraí
-FINAV,
Pós graduação em Psicomotricidade- Farese ,
Pós graduação em Ludopedagogia - Farese,
Silvana Maria Louza
Licenciatura em
Pedagogia - Faculdade Anhanguera/UNIDERP,
Segunda Licenciatura em Artes visuais –Faculdade Campos
Elíseos,
Pós graduação em educação especial - Faculdade Campos
Elíseos,
Pós graduação em letramento - Faculdade Campos Elíseos,
Vaneila Nascimento Simões
Licenciatura em
pedagogia Universidade Anhanguera –UNIDERP,
Licenciatura em Artes Visuais -Faculdade Ideal,
Pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica-
Vale do Ivaí,
Pós graduação em Psicomotricidade -Faculdade São Braz,
RESUMO
Desde os primórdios o homem busca desenvolver
novos conhecimentos que permitam aperfeiçoar ou criar novas tecnologias que
tornasse possível ou facilitada as tarefas diárias. Em relação as tecnologias
não só foram trazidas para o sustento, sobrevivência do ser humano, como também
nos dias atuais é utilizada no meio educacional junto ao aperfeiçoamento de
técnicas do ensino, fazendo com que as aulas sejam mais dinâmicas e contribuam
para um melhor aprendizado dos alunos. O momento atípico vivenciado durante o
auge da pandemia colocou à prova a função das tecnologias durante a execução do
ensino remoto e de outro lado, escancarou a triste realidade das desigualdades
sociais, educacionais e tecnológicas. Compreende-se
que mesmo diante de alguns entraves, a utilização das ferramentas tecnológicas
em forma de recursos didáticos foi a forma mais eficaz para a manutenção do
ensino num momento em que as aulas presenciais estiveram suspensas por questões
sanitárias oriundas da pandemia de Covid-19. Pode se dizer que a pandemia se
tornou um evento importante para mostrar a relevância das tecnologias no
ensino. Este estudo teórico oriundo de uma pesquisa bibliográfica almeja
investigar as contribuições das tecnologias na educação perpassando pelos
desafios do ensino remoto.
Palavras-chave: Tecnologia. Ensino. Educação.