DOI: 10.5281/zenodo.8187408

 

Celi Ferreira de Almeida

Licenciatura em pedagogia– Anhanguera,

Pós graduação em Educação infantil e séries iniciais - Faculdade Unina,

Pós graduação em Educação especial - Faculdade Ibra,

celi_juti@hotmail.com

 

Eliane Gonçale da Silva

Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Estadual de MS – UEMS,

Licenciatura Matemática Universidade Estadual de MS – UEMS,

Pós graduação em Educação e Gestão Ambiental – FAVENI,

Pós graduação em  Metodologia no Ensino Matemática – FAVENI,

elianegoncale@gmail.com

 

Cleonice Pereira da Silva Batista

 Licenciatura em Educação Física - Faculdade de Administração de Fátima do Sul - FAFS, Licenciatura em Pedagogia- Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas ,

Pós graduação em Educação Física Especial e Inclusiva com ênfase em dificuldade de aprendizagem - FAESI,

Pós graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - ANAEC,

cleonicepbatista32@gmail.com

 

Cristiane de Souza Barbosa dos Santos

 Licenciatura em Pedagogia-Universidade Anhanguera/ UNIDERP,

Pós graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais – Faveni,

Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva- Faveni,

cristiane1985jose@gmail.com

 

Josiane Vieira da Silva

 Licenciatura em Pedagogia - Universidade Anhanguera /UNIDERP,

ho_si27@hotmail.com

 

Fabíola Francielle de Fatima de Souza

 Licenciatura em Pedagogia Anhanguera / UNIDERP,

Pós graduação em Educação Especial Com ênfase em Deficiência - Faveni,

Pós graduação em Educação Infantil e anos Iniciais - Faveni, fatimafabiolafrancielle@gmail.com  

 

Raiane de Almeida Souza

Licenciatura em Pedagogia - Universidade Anhanguera/UNIDERP,

Pós graduação em Psicopedagogia – Faveni,

Pós graduação em Educação matemática - FCE - Campos Elíseos, mmoveisplanejadosnavirai@gmail.com

 

Rozimara Gregório de Souza

 Normal Superior Educação Infantil-Faculdades Integradas de Naviraí – FINAV,

Licenciatura em Pedagogia Faculdades Integradas de Naviraí -FINAV,

Pós graduação em Psicomotricidade- Farese ,

Pós graduação em Ludopedagogia - Farese,

rozimaragregorio261@gmail.com

 

Silvana Maria Louza

 Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Anhanguera/UNIDERP,

Segunda Licenciatura em Artes visuais –Faculdade Campos Elíseos,

Pós graduação em educação especial - Faculdade Campos Elíseos,

Pós graduação em letramento - Faculdade Campos Elíseos,

morenasil46@gmail.com

 

Vaneila Nascimento Simões

 Licenciatura em pedagogia Universidade Anhanguera –UNIDERP,

Licenciatura em Artes Visuais -Faculdade Ideal,

Pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica- Vale do Ivaí,

Pós graduação em Psicomotricidade -Faculdade São Braz,

vaneilasimoes@hotmail.com

 

RESUMO

Desde os primórdios o homem busca desenvolver novos conhecimentos que permitam aperfeiçoar ou criar novas tecnologias que tornasse possível ou facilitada as tarefas diárias. Em relação as tecnologias não só foram trazidas para o sustento, sobrevivência do ser humano, como também nos dias atuais é utilizada no meio educacional junto ao aperfeiçoamento de técnicas do ensino, fazendo com que as aulas sejam mais dinâmicas e contribuam para um melhor aprendizado dos alunos. O momento atípico vivenciado durante o auge da pandemia colocou à prova a função das tecnologias durante a execução do ensino remoto e de outro lado, escancarou a triste realidade das desigualdades sociais, educacionais e tecnológicas. Compreende-se que mesmo diante de alguns entraves, a utilização das ferramentas tecnológicas em forma de recursos didáticos foi a forma mais eficaz para a manutenção do ensino num momento em que as aulas presenciais estiveram suspensas por questões sanitárias oriundas da pandemia de Covid-19. Pode se dizer que a pandemia se tornou um evento importante para mostrar a relevância das tecnologias no ensino. Este estudo teórico oriundo de uma pesquisa bibliográfica almeja investigar as contribuições das tecnologias na educação perpassando pelos desafios do ensino remoto.

Palavras-chave: Tecnologia. Ensino. Educação.