DOI: 10.5281/zenodo.8187403

 

Caroline Stephanie Campos Arimateia Magalhães

Psicóloga do IFRN e Pedagoga no Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Educação Profissional (IFRN)

E-mail: caroline.stephanie@ifrn.edu.br

Lattes ID.: https://lattes.cnpq.br/3220911491341837

 

RESUMO

O campo da Educação Profissional é marcado pela dualidade do ensino, com políticas públicas que materializam as contradições, interesses antagônicos e diferentes modelos de sociedade, sinalizando avanços e retrocessos da EP. A divisão entre trabalho intelectual e trabalho manual, interessa à lógica neoliberal, e resulta em baixo crescimento econômico, aumento do desemprego estrutural, avanço da pobreza e uma cultura despolitizada; em um Estado que diminui investimentos em educação e se nutre de crises cíclicas intencionais do modo de produção capitalista. A negação do trabalho alienado e a conquista do trabalho criador, é possível por meio das relações sociais, da práxis e da história, na relação educação, trabalho e formação humana. Com o trabalho e a transmissão de suas aquisições históricas – que o processo formativo e educacional forma o ser social, capaz de participar direta e ativamente no trabalho socialmente produtivo. Essa pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, documental e exploratório, ancorada no método histórico dialético, tem como objetivo discutir as políticas públicas de educação profissional, no recorte temporal do século XXI, e apresentar inquietações sobre o processo de implementação dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IERNs), campo empírico desta pesquisa. De forma preliminar, observou-se que no Estado do Rio Grande do Norte, as políticas públicas direcionadas à EP, são marcadas pela descontinuidade e carência de planejamento de longo prazo. São parcas as produções sobre os IERNs, no campo da EP. Os IERNs, representam um campo de disputa em aberto. É preciso efetiva participação da sociedade, resistente às assimetrias das políticas públicas, configurando-se como um meio de controle social.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Profissional. Trabalho. Sociedade.