Caroline Stephanie Campos Arimateia Magalhães
Psicóloga do IFRN e Pedagoga no
Estado do Rio Grande do Norte
Mestra em Educação Profissional (IFRN)
E-mail: caroline.stephanie@ifrn.edu.br
Lattes ID.: https://lattes.cnpq.br/3220911491341837
RESUMO
O
campo da Educação Profissional é marcado pela dualidade do ensino, com
políticas públicas que materializam as contradições, interesses antagônicos e diferentes
modelos de sociedade, sinalizando avanços e retrocessos da EP. A divisão entre
trabalho intelectual e trabalho manual, interessa à lógica neoliberal, e
resulta em baixo crescimento econômico, aumento do desemprego estrutural,
avanço da pobreza e uma cultura despolitizada; em um Estado que diminui
investimentos em educação e se nutre de crises cíclicas intencionais do modo de
produção capitalista. A negação do trabalho alienado e a conquista do trabalho
criador, é possível por meio das relações sociais, da práxis e da história, na
relação educação, trabalho e formação humana. Com o trabalho e a transmissão de suas aquisições históricas – que
o processo formativo e educacional forma o ser social, capaz de participar
direta e ativamente no trabalho socialmente produtivo. Essa pesquisa qualitativa,
de caráter bibliográfico, documental e exploratório, ancorada no método
histórico dialético, tem como objetivo discutir as políticas públicas de
educação profissional, no recorte temporal do século XXI, e apresentar
inquietações sobre o processo de implementação dos Institutos Estaduais de
Educação Profissional, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IERNs),
campo empírico desta pesquisa. De forma preliminar, observou-se que no Estado
do Rio Grande do Norte, as políticas públicas direcionadas à EP, são marcadas
pela descontinuidade e carência de planejamento de longo prazo. São parcas as
produções sobre os IERNs, no campo da EP. Os IERNs, representam um campo de
disputa em aberto. É preciso efetiva participação da sociedade, resistente às
assimetrias das políticas públicas, configurando-se como um meio de controle
social.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Profissional. Trabalho. Sociedade.