Luciane Pereira Simal Ferrari
Universidade
Paranaense-UNIPAR
E-mail:lucianesimal@hotmail.com
Jucelma Molas do Nascimento
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul- Pedagogia
E-mail:junascimentom@hotmail.com
Viviane Aparecida Valério
Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul- Pedagogia
E-mail:valerio.viviane29@gmail.com
RESUMO
O objetivo da pesquisa é compreender as
implicações do Transtorno de Déficit de Atenção no contexto escolar, visando
métodos e possíveis intervenções no processo de ensino aprendizagem de educação
especial. Para tanto, pautou-se numa pesquisa bibliográfica, através da análise
e fichamento de livros, periódicos e banco de dados, se baseando em autores
como: Goldstein (1994), Pereira (2013) e Freitas (2013), no sentido de
confrontar teorias diferentes para uma melhor compreensão do tema. Conclui-se
que o TDAH é um transtorno psicomotor que afeta as crianças e se não for
diagnosticado com precocidade pode causar muitos prejuízos, prejudicando seu
convívio social em todos os ambientes. A família é o primeiro núcleo social da
criança é onde começam aparecer os primeiros sintomas do TDAH. Quando o
indivíduo começa a frequentar a escola os problemas de comportamentos
ocasionados pelo TDAH ficam mais expostos, onde muitas vezes por falta de
conhecimento acabam sendo rotulados. A escola é o segundo lugar onde ela
consegue expor seus sentimentos e suas energias, sendo assim é nesse ambiente e
juntamente com a participação da família que deve ser observado os diferentes
comportamentos da criança para concluir se é indisciplinada ou sofre de TDAH,
caso percebam esse transtorno deve-se encaminhá-lo ao profissional da área da
saúde o mais rápido possível, para que seja feito o diagnostico correto e um
tratamento adequado de acordo com suas particularidades dentro da educação
especial, para obterem um direcionamento eficaz frente as necessidades
especiais e as diferenças que possuem. Portanto, cabe a todos os envolvidos
nesse processo, ter o mesmo objetivo, levando em consideração que o diagnóstico
precoce dá ao tratamento de TDAH uma chance bem maior de sucesso, sem prejuízos
na aprendizagem da criança e de sua interação social.
Palavras-chave: Formação docente. TDAH. Aprendizagem. Educação Especial.