DOI: 10.5281/zenodo.8274927

 

Aline Ferreira de Souza

Licenciatura em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP,

Pós graduação em Educação Infantil – Faveni, Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva - Faveni, aline-souza.03@outlook.com

 

Cristiana Nunes da Silva

Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal do MS - UFMS,

Pós graduação em Educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental com ênfase em alfabetização UNIFCV, Pós graduação em Educação especial inclusiva aplicada a Educação básica UNIFCV, cnunes2014@hotmail.com

 

Dayane Aparecida Espindola Dutra

Licenciatura Plena em Pedagogia - Faculdades Integradas de Naviraí- FINAV,

Pós Graduação em Neuropedagogia na Educação – FATEC, Pós Graduação em Educação Infantil e Alfabetização - FIAVEC,  Pós Graduação em Educação Especial e Inclusão – FIAVEC, dayanedutra1985@hotmail.com

 

Patrícia Martins Bonfá

Licenciada em Pedagogia - Faculdade Geremário Dantas - FGD

Licenciada em História - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson - UNAR

Pós graduação em Alfabetização e Letramento - Faveni

Pós Graduação em Educação Especial - Faculdade São Braz. patricia_bonfa@hotmail.com

 

Leda Maria Turman Papareli

Licenciatura em Pedagogia Anhanguera/UNIDERP,

Pós Graduação em educação infantil e alfabetização e educação especial e Inclusão – Faculdades Integradas de Várzea Grande, Pós graduação em educação especial e inclusiva  e transtorno do espectro autista TEA – Faculminas,

ledamariaturman@gmail.com

Luciana da Silva Rodrigues Shon

Licenciatura em Pedagogia- UNICV , lucianamanu756@gmail.com

 

Marlene Ferreira Menezes

Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP,

Pós graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino fundamental de nove anos - FIAVEC, Pós graduação em Educação Especial e Inclusão- ANAEC ,

marlene_gui@outlook.com

 

Sandra Godoy Martines

Licenciatura em pedagogia- Universidade Federal Mato grosso do Sul – UFMS,

Pós graduação em Educação Especial e Dificuldade de Aprendizagem – FAESI,

Pós graduação em Educação Infantil, Neurociências e Aprendizagem – FATEC, sandrinha.godoy@hotmail.com

 

Regiane Marques

Licenciatura em Pedagogia - Universidade Anhanguera /UNIDERP,

Licenciatura em Artes Visuais - Centro universitário Faveni-Unifaveni,

Pós graduação em Educação Infantil - Anos Iniciais e Psicopedagogia - Facuminas, Pós graduação em Psicologia da Educação - Faculdade Focus, regii.marks@gmail.com

 

Rosimeire Antunes de Souza

Gestão em Recursos Humanos - Fatec, Licenciatura em Pedagogia - Fiar,

Pós graduação em Educação Especial- Anaec,

Pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional Inclusiva, Orientação e Supervisão Escolar - UNIBF,rosiantunes2930@gmail.com

 

RESUMO

Esta pesquisa apresenta como tema principal a Avaliação de Aprendizagem. Por avaliação de aprendizagem se entende que é um método utilizado para avaliar a evolução do ensino-aprendizagem dos estudantes. Neste estudo buscou investigar as concepções deste tipo de avaliação ao mesmo tempo em que foi realizada uma reflexão sobre os aspectos abrangentes e incongruentes, cuja metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa qualitativa, efetivada por meio da pesquisa bibliográfica cujo apoio teórico é oriundo de especialistas sobre a temática.

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Concepções. Prática.