Ana Sedano da Silva
Licenciatura
em Pedagogia - Faculdades Integradas de
Naviraí –FINAV; Pós-graduação Lato senso em Educação infantil e séries iniciais
do ensino fundamental de 09 anos - Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia;
Curso
de Especialização em Educação Especial e Inclusão - Faculdades Integradas de
Várzea Grande – Fiavec;
Pós
-graduação Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado - Faculdade São Braz; anasedano@hotmail.com.br
Anne Carine Serpa Melo
Licenciatura
em Pedagogia - Universidade Anhanguera/ UNIDERP;
Pós-graduação
em Educação Infantil e Anos iniciais do ensino fundamental - Faculdade de
Pedagogia ANAEC; Pós-graduação em Educação e Especial e Inclusão- Faculdade de
Pedagogia ANAEC; serpaeducacao@gmail.com
Jessica Deisi Lorentini
Licenciatura
em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP;
Pós-graduação em Atendimento Educacional
Especializado e Educação Especial - Faculdade Única de Ipatinga; Pós-graduação
em Psicopedagogia e Educação Infantil -
Faculdade Única de Ipatinga; jessicadeisy73@gmail.com
Daniella Sallun Martins Pedroso
Licenciatura
em Educação Física - UNIGRAN; Tecnologia em Estética- UNIGRAN; Pós-graduação
em Avaliação e prescrição de atividades
físicas - UNIGRAN; danisallun@uol.com.br
Eralda Aparecida Souza Silva
Licenciatura
em Letras – FINAV; Licenciatura em Pedagogia – UNIJALES; Pós-graduação em
Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas- UNOPAR; eralda.ap03@gmail.com
Gabriella Cabral Ribeiro
Licenciatura
em Pedagogia – Anhanguera/ UNIDERP
Fernanda Bezerra
Licenciatura em Pedagogia – UFMS;
Pós-graduação em Educação Infantil e séries iniciais – FAESI; Pós-graduação
em Educação Especial e Dificuldade de
Aprendizagem – FAESI; fernandabezerra_my@hotmail.com
Nalva Cardoso Neves da Silva
Normal Superior: Pedagógica – UEMS;
Licenciatura em Letras – FINAV; Pós-graduação em Neurologia e Aprendizagem
Infantil - Universidade Cândido Mendes; Pós-graduação em Atendimento às
necessidades especiais - Faculdades
Integradas do Vale do Ivaí;
nalvacardosoneves1@gmail.com
Patrícia Militão Ricardo
Normal
Superior: educação infantil – FINAV;
Licenciatura
em Pedagogia – FINAV;
Pós-
graduação em Educação Infantil e séries
iniciais do ensino fundamental – UNIVALE;
patriciamilitao@hotmail.com
Valdenise de Souza Santos
Licenciatura
em Geografia – FINAV;
Pós-
graduação em gestão ambiental – FINAV; valdeniseesouza@hotmail.com
RESUMO
Os processos de ensino-aprendizagens para crianças autistas apresentam
desafios, nessa perspectiva a ampliação das discussões sobre métodos que potencializem
essa dinâmica são essenciais para a construção de novos conhecimentos capazes
de oferecer suporte aos docentes. O objetivo principal deste estudo é
contribuir com discussões, a partir de informações e/ou conhecimentos sobre o
autismo com foco nas alternativas metodológicas para o ensino da criança
autista, tendo como fio condutor a análise de artigos já publicados. A pesquisa
possui uma abordagem qualitativa, sendo uma análise de cunho exploratório,
caracterizando-se como pesquisa bibliográfica. No processo de inclusão, é essencial que o
professor elimine rótulos e acredite no potencial dos seus alunos, sem esperar
resultados imediatos, mas sim, compreendendo e trabalhando no tempo de cada
criança. Com isso, fica evidente que ainda são escassas as práticas pedagógicas
diretamente relacionadas ao ensino da criança autista, portanto, é essencial
que novos estudos sejam desenvolvidos para a construção de novas hipóteses e
novos métodos para que possam tornar o ensino-aprendizagem do autista uma ação
eficaz e prazerosa.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Métodos de Ensino. Transtornos Globais do Desenvolvimento. Transtorno do Espectro Autista.