Rafaella Sales da Silva
Doutoranda em Educação pela Universidade
Federal de Pernambuco/UFPE. Mestra em Educação pela Universidade Federal de
Pernambuco- UFPE/CAA (2017), pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua
portuguesa e Literatura, graduada em Pedagogia pela Faculdade Intervale (2022),
graduada em Letras- Inglês pela Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru
(2010).Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao
estudo de temas relativos ao ensino de língua portuguesa, aos saberes e
práticas docentes.
E-mail: sales_rafaella@hotmail.com
Jadilson Marinho da Silva
Graduação
em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2010),
graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (2021),
especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido
Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade de
Ciências Educacionais (2014), especialização em Língua Brasileira de Sinais
(2020), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021),
Mestrado (2017) e Doutorado em Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela
Universidade Federal de Goiás). Atualmente leciona no Ensino Superior
(graduação e pós-graduação) e no Ensino Médio. Possui experiência na área de
Letras e Educação com ênfase em Literatura Brasileira, Literatura Comparada,
Educação Inclusiva, formação docente, avaliação e currículo.
Maria Selma dos Santos
Mestra em Ciências da Educação pela Universidad de la
Intregación de las Américas (2020), especialista em Planejamento Educacional
pela Universidade Salgado de Oliveira, graduada em Matemática pela Faculdade de
Formação de Professores de Serra Talhada (2002) . E-mail: selma17mirandiba@hotmail.com
Fábio Júnior Leite Martins
Possui
graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Autarquia de Ensino Superior
de Arcoverde- AESA/ Centro de Ensino superior de Arcoverde- CESA (2006),
Especialista em Geografia pela Universidade de Pernambuco- UPE (2008) e
mestrando em Ciências da Educação pela
Universidad de la Integración de las
Américas- UNIDA. Tem experiência principalmente nas áreas de Geografia, Filosofia,
Direitos Humanos e Empreendedorismo, com ênfase em Geografia.E-mail: fabiojr444@hotmail.com
Kátia Ferreira de Siqueira Santos
Mestranda em Ciências da Educação
pela Universidad de la Integración de las Américas. E-mail: katbiologia@hotmail.com
Dagoberto Augusto Neves Duarte
Mestrando
em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas.
E-mail: dagoberto_fisica@hotmail.com
RESUMO
O
artigo aborda o ensino de competências digitais e alfabetização midiática,
focalizando a importância do uso crítico, ético e seguro da tecnologia na
sociedade contemporânea. Explora a necessidade de educar indivíduos não apenas
na operação de dispositivos e aplicativos, mas também no discernimento de
informações confiáveis, na compreensão do impacto das mídias e na consideração
das implicações éticas das interações digitais. Destaca o papel das instituições
educacionais na formação de cidadãos informados e responsáveis, capacitando-os
a navegar no ambiente digital de forma consciente e a evitar armadilhas, como
notícias falsas e violações de privacidade. Salienta a importância da
colaboração entre educadores, especialistas em tecnologia e a comunidade para
manter currículos atualizados. Conclui-se que o ensino de competências digitais
e alfabetização midiática é um processo em constante evolução, uma vez que a
tecnologia e as mídias continuam a se transformar. Portanto, a colaboração
entre educadores, especialistas em tecnologia e a comunidade é essencial para
manter os currículos atualizados, relevantes e adaptados às necessidades em
constante mudança.
Palavras-chave: Ensino. Competências Digitais. Alfabetização Midiática.