Angela Maria Soto
Licenciatura
em Pedagogia – Anhanguera - UNIDERP;
Ana
Mara de Lima Schmitt
Licenciatura
Plena em Pedagogia - Anhanguera - UNIDERP;
Licenciatura em Artes - Faveni; ana-mara-ms@hotmail.com
Eliane
Aparecida Rodrigues
Graduação
em Ciências com habilitação em Biologia - UEMS;
Licenciatura
em Pedagogia - UNIJALES; liane_rod_@hotmail.com
Elisandro Troni Campos
Licenciatura
em Pedagogia - Anhanguera- UNIDERP; professor_sandro_troni@hotmail.com
Débora
Tania Veroneze
Licenciatura
em Ciências - Matemática- UEMS;
Maiquel
Duarte Chaves
Licenciatura
em Pedagogia - UFMS;
maiquel.duartechaves@hotmail.com
Michele
Aline Luziani dos Santos
Licenciatura
em Educação Física - Anhanguera - UNIDERP; michele1994luziani@gmail.com
Nathalia
Paixão Oliveira
Licenciatura
em Pedagogia- Universidade Anhanguera - UNIDERP; nathypaixao2015@gmail.com
Rosilene
Regina de Souza
Licenciatura
em Pedagogia- FINAV;
Licenciatura
em Artes visuais Entidade de formação - Faveni
Simone
Cavalcante da Silva
Licenciatura em Pedagogia - UFMS; skvalcante@gmail.com
RESUMO
O
propósito deste estudo é discutir a relevância do conhecimento dos aspectos
linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por parte dos professores
da educação básica, a fim de assegurar a inclusão de indivíduos surdos no
ambiente escolar. Não se trata apenas de indivíduos surdos, mas também de todos
os que interagem com a comunidade surda, como familiares, intérpretes, colegas e
professores. Para efetivar a inclusão, é crucial que a comunidade escolar, em
especial os professores, compreenda os aspectos culturais e linguísticos desses
indivíduos, promovendo a interação entre surdos e ouvintes. Para isso,
utilizamos uma abordagem de análise bibliográfica, explorando trabalhos de
pesquisadores e estudiosos. Nossa intenção é inspirar a busca por metodologias
aplicáveis ao ensino de alunos surdos, com ênfase na crença de que todos
possuem potencial para aprender. Para isso, é imperativo que professores,
escolas e famílias colaborem no processo de desenvolvimento, assegurando o
direito à aprendizagem e à integração social dos alunos.
Palavras-chave: Inclusão. Libras. Ensino e Aprendizagem.