DOI: 10.5281/zenodo.8274956

 

Ana Mara de Lima Schmitt

Licenciatura Plena em Pedagogia -  Anhanguera- UNIDERP;

Licenciatura em Artes – Faveni;

 Pós-graduação em Educação Infantil e anos Iniciais;  Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva - Centro Universitário Leonardo da Vinci;

ana-mara-ms@hotmail.com

 

Angela Maria Soto

Licenciatura em pedagogia -  Anhanguera - UNIDERP;

Pós-graduação em neuropedagogia na educação -  RHEMA;

Pós-graduação em educação infantil-anos iniciais e psicopedagogia - Faveni; angela2013sotani@gmail.com

 

Débora Tania Veroneze

Licenciatura em  Ciências - Matemática

- UEMS; Pós- graduação em  Ensino da Matemática - UNIPAR; taniadebora8@gmail.com

 

Eliane Aparecida Rodrigues

Licenciatura  em Ciências com habilitação em biologia – UEMS;

Licenciatura em Pedagogia – UNIJALES;

Pós-graduação em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos - Faculdade Rhema; liane_rod_@hotmail.com

 

Elizangela Fernandes Ribeiro do Nascimento

Licenciatura em pedagogia – Anhanguera – UNIDERP;

Pós-graduação em alfabetização e letramento   - Anhanguera – UNIDERP; alissonfernandes078@gmail.com

 

Marilza Cajueiro da Silva

Licenciatura Plena  em Pedagogia - FINAV;

Licenciatura em  Artes – Faveni;

Pós-graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais, Pós-graduação em Psicopedagogia - Centro Universitário Leonardo Da Vinci;

cajueiromarilza9@gmail.com

 

Marlene Ferreira Menezes

Graduação em pedagogia  - Universidade Anhanguera- UNIDERP

Pós-graduação em  Educação Especial e Inclusão - ANAEC

Pós-graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove anos - FIAVEC; marlene_gui@outlook.com

 

Sandra Godoy Martines

Licenciatura em pedagogia – UFMS;

Pós-graduação em Educação Especial e Dificuldade de Aprendizagem –FAESI;

Pós-graduação em Educação Infantil, Neurociências e Aprendizagem – FATEC; sandrinha.godoy@hotmail.com

 

Sueli Rodrigues de Oliveira Gervásio

Licenciatura em  Pedagogia – FINAV;

Licenciatura em  Artes Visuais - UNIJALES;

Pós-graduação em  Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Pós-graduação em Educação Especial - UNIVALE; sueli_gervasio@hotmail.com

 

Thaíse Vasconcelos

Licenciatura Plena em Letras  - FINAV;

 Licenciatura Plena em Pedagogia -  INTERVALE;

Pós-graduação em  Metodologia do Ensino da Língua Inglesa - FAVENI;

Pós-graduação em  Educação Infantil e Ensino Fundamental - INTERVALE;

thaise-vasconcelos@hotmail.com


A educação especial desempenha um papel crucial na garantia da inclusão e no desenvolvimento pleno de alunos com necessidades educacionais especiais. No contexto da deficiência visual, a abordagem pedagógica deve ser cuidadosamente planejada e adaptada para atender às necessidades únicas desses alunos. A implementação bem-sucedida exige uma compreensão aprofundada das estratégias, tecnologias assistivas e metodologias que promovem uma educação inclusiva.