Aldení Gomes de Araújo Júnior
Graduado em Serviço
Social pela Faculdade Católica Santa Teresinha – FCST, Caicó/RNl. Residente
pela Universidade federal do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte,
Brasil, aldgomes.araujo@gmail.
RESUMO
INTRODUÇÃO: A
utilização de metodologias ativas em grupos de educação em saúde desenvolvida
enquanto proposta de melhorar os trabalhos realizados nas Unidades Básicas de
Saúde, em um município do interior do Rio Grande do Norte. OBJETIVOS: Relatar e
debater sobre a utilização de metodologias ativas no primeiro ano de
residência. MÉTODOS: Trabalho do tipo relato de experiência e de caráter qualitativo,
desenvolvido a partir dos grupos de educação em saúde realizados pela
Residência Multiprofissional em Atenção Básica. O critério de inclusão são os
participantes e equipe das Unidades Básicas de Saúde, sendo o espaço amostral
duas UBS do interior do Rio Grande do Norte, no primeiro ano de residência
multiprofissional em Atenção Básica, entre março a dezembro de 2022. RESULTADOS
E DISCUSSÃO: A educação bancária enraizada na contemporaneidade,
consequentemente no desenvolvimento nas formas de se construir educação em
saúde tencionam a proposta de metodologias ativas para esta superação, o qual
se pensa formas participativas e dinâmicas na realização de atividades
coletivas. CONCLUSÃO: A utilização de metodologias ativas proporcionou mudanças
significativas na participação dos usuários, melhorando as relações entre os
mesmos, proporcionando momentos de reflexões e descentralizando os saberes,
colocando-os no centro do processo de aprendizagem e direcionando as ações para
a realidade viva do território.
Palavras-chave: Educação em saúde. Metodologias. Reflexão.