Ramom Souza da Silva
Graduando em Ciências
Naturais - UFPA
rs4637222@gmail.com
Jaciel de
Souza Pereira Júnior
Graduado em
matemática (UNOPAR), graduando em Ciências Naturais - UFPA
RESUMO
Ensinar assuntos de Citologia sempre foi um
obstáculo para os professores e por vezes, a assimilação destes conteúdos pelos
alunos também é um desafio, pois as células são estruturas complexas e
invisíveis a olho nu, além de possuir organelas que também são microscópicas e
necessitam da utilização de microscópio para visualização. Nesse sentido, a
construção de materiais didáticos, como maquetes é uma possibilidade de recuso
tridimensional para ajudar o professor no ensino. Portanto, o presente trabalho
tem como objetivo aplicar e avaliar a efetividade da utilização de maquetes e
dinâmicas no ensino de citologia para alunos do 6° ano. A pesquisa foi
realizada em uma turma do 6° ano da Escola Miguel Bitar, em Breves Pará,
durante a realização da disciplina Metodologias para o Ensino de Ciências do
curso de Ciências Naturais (UFPA- BREVES). Foram confeccionadas duas maquetes
sobre células e criada uma dinâmica. As maquetes foram construídas usando
materiais alternativos e de baixo custo. Tais recursos possibilitaram resultados
positivos em sua aplicação e mostram que podem ser adotados como
potencializadores da aprendizagem, principalmente no ensino de “Células”. Além
disso, as maquetes são recursos que atraem a curiosidade dos discentes,
despertando o interesse e a participação ativa durante as aulas e promovendo a
aprendizagem do conteúdo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Maquete. Citologia.