Rayan
Rodrigues Oliveira[1]
Graduando em Ciências Naturais – UFPA
acamoliveiraa@gmail.com
[1] Acadêmico do 8° período do curso de
Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará – Campus Universitário do
Marajó - Breves.
RESUMO
Ensinar Ciências sempre foi visto com uma
tarefa importante, mas também desafiadora devido à complexidade dos conceitos
que envolvem os conteúdos. Neste sentido, a experimentação surge como uma ferramenta
fundamental de ensino, pois contribui para intensificar o aprendizado,
possibilitando uma compreensão mais profunda acerca dos conteúdos, além de
contribuir para o desenvolvimento de habilidades científicas e competências nos
alunos. Em contrapartida, o uso eficaz desta ferramenta exige o enfrentamento
de diversos desafios que impedem a sua aplicação. Neste sentido, este estudo tem
como objetivo identificar quais os desafios enfrentados por professores de
Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental quanto ao uso da experimentação em
suas aulas. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Prof. Estevão Gomes, em Breves-Pará, durante o período de Estágio Supervisionado
II, do curso de Ciências Naturais, da Universidade Federal do Pará –
Campus-Breves. A coleta dos dados se deu através da aplicação de questionário e
entrevistas informais com três professores de Ciências, onde foi possível explorar
as principais dificuldades enfrentadas por esses professores acerca do uso de
atividades experimentais nas aulas de ciências. Os resultados apontam para um
ambiente onde os professores não fazem uso de atividades experimentais em suas
aulas devido à falta de tempo e, ainda, à escassez de recursos e estrutura escolar.
Sendo assim, este estudo destaca a importância de se conhecer esses desafios,
tendo em vista que a experimentação pode aprimorar a qualidade do ensino de
Ciências.
Palavras-chave: Experimentação. Ciências. Desafios.