DOI: 10.5281/zenodo.11049934
Arlete Cruz de Brito
Professora da Educação
Básica, Mestra em Ciências da Educação (FCU), e-mail. arletebrito4@gmail.com.
RESUMO
O estudo
se debruça no uso da didática dos professores do 9º ano do ensino fundamental
das escolas públicas de Gurupá – Pará, tendo como perspectiva o posicionamento
e atuação das coordenadoras pedagógicos que atuam juntamente com esse corpo
docente, ademais, este trabalho é parte da dissertação de mestrado da autora,
isto é, um recorte da pesquisa de campo realizada. O objetivo geral é analisar
a didática docente tendo como enfoque a posição das coordenadoras pedagógicas.
Os dados são obtidos através de uma entrevista semiestruturada com duas
coordenadoras que atuam nas escolas, ademais, se fez necessário uma revisão de
literatura para melhor aprofundamento da temática. Reparou-se que as
coordenadoras estão atentas aos obstáculos de sua clientela, entram em diálogo
com os professores, o que gera uma preocupação significativa com as
metodologias e mecanismos firmados em sala de aula, os mesmos são muito
flexíveis ao diálogo, obtendo discursos de respostas muito em comum. Por sua
vez, a escassez de projetos e recursos básicos das instituições impele
imprecisões na composição do ensino e aprendizagem, correlacionando também com
os feitos paulatinos de intervenções e atuações da coordenação.
Palavras-chave: Didática. Docentes.
Coordenadores. Escola.