Adriana
de Oliveira Bejarano
Licenciatura Plena
em Pedagogia - UNIGRAN;
Pós graduação em Educação
Infantil e Séries Iniciais - FACUMINAS;
Pós graduação em Educação Especial - UNINA; dry.joaocamily@gmail.com
Cilene dos Anjos
Licenciatura em
Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;
Pós graduação em
Educação Especial - UNINA;
Pós graduação em
Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) - UNINA; cileneanjos7@gmail.com
Danielli
da Silva Frederichi
Licenciatura
Plena em Pedagogia - FINAV;
Licenciatura em Artes - FAVENI ;
Pós graduação em Educação
Psicomotora - FAESI;
Pós graduação em Educação
Especial - UNINA; frederichidanielli3@gmail.com
Eliane Moreira dos Santos
Licenciatura Plena
em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;
Pós Graduação em
Psicopedagogia Institucional e Clínica- FAVENI;
Elisângela
dos Santos
Licenciatura em Língua
Portuguesa, Literatura e Inglês- FINAV;
Licenciatura em Pedagogia -
Faculdade Ibra;
Pós graduação em Produção
textual - FAVENI;
Pós graduação em Português e
Literatura – FAVENI;
Emili
Juliana Pereira Bradoski
Licenciatura Plena
em Pedagogia - UFMS;
Jéssica Felski
Ferreira Florêncio
Licenciatura Plena
em Pedagogia - FAEL;
Licenciatura em Artes Visuais- CICEP;
Pós graduação
em Educação Especial e Inclusiva- UNINA;
Pós Graduação em
Neuropsicopedagogia- UNINA;
Lilian
Cristina Gimenes Pucker
Licenciatura plena em Educação
Física – FIFASUL;
2° graduação em Pedagógica - Faculdade Campos Elíseos/FCE;
Pós graduação em Educação Infantil - Faculdade Campos Elíseos/FCE;
Lucas Velozo Dos Santos
Licenciatura em
Educação Física - Anhanguera/UNIDERP;
Pós graduação em Educação
Física Escolar e Recreação - Univitória;
Pós graduação em
Educação Física e Psicomotricidade - Univitória;
Vilma Freitas de Brito Rodrigues
Licenciatura em Educação Física –
Anhanguera/UNIDERP;
RESUMO
O presente
trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica reunindo visões
de diversos autores que contribuíram na busca de respostas para a resolução da
problematização. Além de livros foram executadas buscas em sites como o Scielo e Google acadêmico com “os
descritores ludicidade e atividade lúdica na educação” a fim de aumentar
a quantidade de contribuições mediante informações provenientes de
pesquisadores e/ou especialistas do tema. Quanto aos objetivos desta pesquisa,
o intuito principal desta foi investigar e compreender quais os principais
benefícios que o trabalho docente permeado pela ludicidade pode oferecer no
desenvolvimento cognitivo dos estudantes, em relação aos objetivos específicos
buscou-se compreender a história da ludicidade; perceber a relação do lúdico
com a aprendizagem; quais materiais podem ser utilizados para trabalhar o
lúdico e promover uma discussão com contribuições na didática do docente.
Evidentemente, o desenvolvimento humano acontece desde o seu nascimento até a
sua morte, começando pelo conhecimento de si mesmo em relação ao outro e
seguindo num processo dinâmico, no qual o lúdico é um forte aliado. Atualmente,
uma das dificuldades de aprendizagem identificadas durante a maioria das
pesquisas acadêmicas que discutem os processos educativos e desenvolvimento
escolar, o desinteresse pelos estudos é a mais citada. Considerando isto, há
uma um gargalo que pode ser superado mediante a busca de uma metodologia de
ensino capaz de despertar o interesse e o prazer dos alunos pela aprendizagem,
tal problemática poderá ser resolvida ou minimizada através do uso de ações
lúdicas.
Palavras-chave: Educação. Ludicidade. Desenvolvimento.