DOI: 10.5281/zenodo.10116812

 

Adriana de Oliveira Bejarano

Licenciatura Plena em Pedagogia - UNIGRAN;

Pós graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais - FACUMINAS;

Pós graduação em  Educação Especial - UNINA; dry.joaocamily@gmail.com

 

Cilene dos Anjos

Licenciatura em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;

Pós graduação em Educação Especial - UNINA;

Pós graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) - UNINA; cileneanjos7@gmail.com

 

Danielli da Silva Frederichi

Licenciatura Plena  em Pedagogia -  FINAV;

Licenciatura em Artes - FAVENI ;

Pós graduação em Educação Psicomotora - FAESI;

Pós graduação em Educação Especial - UNINA; frederichidanielli3@gmail.com

 

Eliane Moreira dos Santos

Licenciatura Plena em Pedagogia – Anhanguera/UNIDERP;

Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica- FAVENI;

eliane-moreira-ms@hotmail.com

 

Elisângela dos Santos

Licenciatura em Língua Portuguesa, Literatura e Inglês- FINAV;

Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Ibra;

Pós graduação em Produção textual  - FAVENI;

Pós graduação em Português e Literatura – FAVENI;

dossantose06@gmail.com

 

Emili Juliana Pereira Bradoski

Licenciatura Plena em Pedagogia - UFMS;

julianaemili53@gmail.com

 

Jéssica Felski  Ferreira Florêncio

Licenciatura Plena em Pedagogia - FAEL;

Licenciatura em  Artes Visuais- CICEP;

Pós graduação em  Educação Especial e Inclusiva- UNINA;

Pós Graduação em Neuropsicopedagogia- UNINA;

 jfelskiferreira@gmail.com

 

Lilian Cristina Gimenes Pucker

Licenciatura plena em Educação Física – FIFASUL;

2° graduação em  Pedagógica - Faculdade Campos Elíseos/FCE;

Pós graduação  em Educação Infantil  - Faculdade Campos Elíseos/FCE;

liliancgpucker@gmail.com

 

Lucas Velozo Dos Santos

Licenciatura em Educação Física -  Anhanguera/UNIDERP;

Pós graduação em Educação Física Escolar e Recreação - Univitória;

Pós graduação em Educação Física e Psicomotricidade - Univitória;

lucasvelozo006@hotmail.com

 

Vilma Freitas de Brito Rodrigues

 Licenciatura em Educação Física – Anhanguera/UNIDERP;

britovilma25@gmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica reunindo visões de diversos autores que contribuíram na busca de respostas para a resolução da problematização. Além de livros foram executadas buscas em sites como o Scielo e Google acadêmico com “os descritores ludicidade e atividade lúdica na educação” a fim de aumentar a quantidade de contribuições mediante informações provenientes de pesquisadores e/ou especialistas do tema. Quanto aos objetivos desta pesquisa, o intuito principal desta foi investigar e compreender quais os principais benefícios que o trabalho docente permeado pela ludicidade pode oferecer no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, em relação aos objetivos específicos buscou-se compreender a história da ludicidade; perceber a relação do lúdico com a aprendizagem; quais materiais podem ser utilizados para trabalhar o lúdico e promover uma discussão com contribuições na didática do docente. Evidentemente, o desenvolvimento humano acontece desde o seu nascimento até a sua morte, começando pelo conhecimento de si mesmo em relação ao outro e seguindo num processo dinâmico, no qual o lúdico é um forte aliado. Atualmente, uma das dificuldades de aprendizagem identificadas durante a maioria das pesquisas acadêmicas que discutem os processos educativos e desenvolvimento escolar, o desinteresse pelos estudos é a mais citada. Considerando isto, há uma um gargalo que pode ser superado mediante a busca de uma metodologia de ensino capaz de despertar o interesse e o prazer dos alunos pela aprendizagem, tal problemática poderá ser resolvida ou minimizada através do uso de ações lúdicas.

Palavras-chave: Educação. Ludicidade. Desenvolvimento.