Arlete Cruz de Brito
Professora da Educação
Básica, Mestra em Ciências da Educação (FCU), e-mail: arletebrito4@gmail.com
RESUMO
A
didática é a estrutura primordial na mediação de conhecimento entre professores
e alunos, no 9º ano do ensino fundamental de forma bem mais acentuada, visto
que, os alunos estão preste a passar por transição de níveis de ensino. Este
estudo é um recorte adaptado de parte do trabalho de conclusão de curso
(dissertação). O objetivo deste trabalho foi analisar o posicionamento dos
professores sobre suas didáticas aplicadas. Metodologicamente a pesquisa é
sustentada por uma revisão bibliográfica que dialoga com as entrevistas
aplicadas aos professores do 9º do ensino fundamental das escolas públicas da
cidade de Gurupá – Pará. Contudo, concluiu-se que a docência
das instituições pesquisadas se encarrega responsavelmente pelo seu
planejamento, visando metodologias fundamentadas e diferenciadas. Porém, no
currículo real, os mesmos não conseguem aplicá-lo sistematicamente em sua
íntegra, o que suscita em ineficácia para estabelecidos alunos que retêm baixos
rendimentos, mesmo que façam a equiparação.
Palavras-chave: Didática. Docente. Escola. Ensino.