Maria Rosineide Saraiva Sombra
Possui
graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1992), graduação em
Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em
Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Ciências da
Educação pela Universidad Americana
(2010) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidad de la Integracion
de las Americas (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás). Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.
E-mail:
rosapsicopedagoga@hotmail.com
Jadilson Marinho da Silva
Possui
graduação em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco
(2010), graduação em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais
(2021), especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho
pela Universidade Federal do Piauí (2022), especialização em Psicopedagogia
Clínica e Institucional (2021), especialização em Língua Brasileira de Sinais
(2020), especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade
Cândido Mendes (2015), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela
Faculdade de Ciências Educacionais (2014), Mestrado (2017) e Doutorado em
Ciências da Educação (Diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás).
Integra o Grupo de Pesquisa Educação, linguagem e heterogeneidade(Universidade
Federal de Pernambuco/UFPE). Na Educação Superior possui experiência nas áreas
de Educação, Currículo, Letras, Literatura Brasileira, Literatura Comparada.
Fábio Júnior Leite Martins
Possui graduação em
Licenciatura Plena em Geografia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-
AESA/ Centro de Ensino superior de Arcoverde- CESA (2006), Especialista em
Geografia pela Universidade de Pernambuco- UPE (2008) e mestrando em Ciências da
Educação pela Universidad de la Integración de las Américas- UNIDA. Tem
experiência principalmente nas áreas de Geografia, Filosofia, Direitos Humanos
e Empreendedorismo, com ênfase em Geografia.E-mail: fabiojr444@hotmail.com
Iacira Lopes dos Santos Santana
Possui
Licenciatura Plena em Biologia pelo Centro de Ensino Superior de Arcoverde
(CESA -1994). Graduação em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
(2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Professora
de Educação Básica (1999-2005). Especialista em Psicopedagogia pela UPE -
|Universidade de Pernambuco (2005). Especialista em coordenação pedagógica pela
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do PIBID CESA. Atualmente
execendo a função de Assistente Administrativo e Financeiro AAF.
Dagoberto Augusto Neves Duarte
Mestrando em Ciências da
Educação pela Universidad de la Integración de las Américas. E-mail:
dagoberto_fisica@hotmail.com
Niedja Soares de Almeida
Possui
graduação em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA/CESA -
1990), Pós-Graduação em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela
Universidade de Pernambuco (UPE - 1995) e Pós-Graduação em Coordenação
Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2015). Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Língua Portuguesa e
Redação. Iniciou no magistério em 1984, no Colégio Rio Branco, como professora
da Educação Infantil e posteriormente foi convidada a assumir turmas de Língua
Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em 1988 foi requisitada
para assumir a função de Chefe de Secretaria, na qual ficou até meados de 1995.
Atuou como formadora entre os anos de 1995 a 1999, na rede Estadual de Ensino,
em concomitância, entre1995 e 2020, foi docente efetiva na Rede Pública
Estadual de Pernambuco ministrando aulas nas disciplinas: Língua Portuguesa e
Redação. No período de 1998 a 2013 exerceu a função de Coordenadora Pedagógica
na Rede Municipal de Ensino de Arcoverde e nesta função participou como
representante do município de Arcoverde do Seminário sobre a Base Curricular às
Redes Públicas - na área de Língua Portuguesa, analisando o aprimoramento da
versão preliminar do documento Base Curricular Comum às Redes Públicas Estadual
e Municipais do Estado de Pernambuco. Foi Consultora Pedagógica na área de
Língua Portuguesa, junto ao Centro de Seleção e de Promoção de Eventos
(CESPE/UnB), na Correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM).
Atualmente é Gestora da Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva.
RESUMO
A
busca por uma educação inclusiva e equitativa é um imperativo moral e social
que visa garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário a oportunidades
educacionais, independentemente de suas origens socioeconômicas, habilidades ou
identidades. Este artigo explora as complexidades e desafios da educação
inclusiva, bem como apresenta estratégias e abordagens para criar ambientes
educacionais verdadeiramente inclusivos. Através de uma análise detalhada,
examinamos a importância da formação de professores, da adaptação curricular,
do uso de tecnologias assistivas, da colaboração entre escola e comunidade e da
sensibilização para a diversidade. Concluímos que a busca pela equidade na
educação requer um esforço contínuo de todos os atores envolvidos no processo
educativo.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Equidade. Igualdade. Estratégias.