Ramom Souza da Silva
Universidade Federal do Pará
(UFPA)- Ciências Naturais
E-mail:rs4637222@gmail.com
Ramila Diniz Miranda
Técnico em Meio Ambiente
(TRN)-IFPA, Robótica para Professores- Formação Continuada- DLR, Pedagoga-
UNOPAR, Graduando em Letras (Língua Portuguesa) - UEPA, Esp. Psicopedagogia e
Educação Inclusiva- FAVENI, Esp. Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o
Mundo do Trabalho- UFPI, Ciências Naturais- UFPA.
E-mail:ramiladiniz26@gmail.com
RESUMO
O
Presente trabalho tem como objetivo geral analisar as interações
professor-aluno e seu impacto na absorção do conteúdo ensinado em sala de aula,
levando em consideração os diferentes tipos de participação e ocorrência das
interações em sala de aula. Entende-se por relação professor-aluno, toda interação
estabelecida entre docente e aluno dentro de sala. Nessa perspectiva, este
estudo buscou compreender de que maneira essa relação auxilia no processo de ensino
e aprendizado, visto que estes só são possíveis com a produção de comunicação
numa relação professor-aluno. A metodologia adotada nesta pesquisa se configura
em uma abordagem do tipo qualitativa e descritiva, onde foram observadas aulas
de ciências ministradas nas quatro séries do ensino fundamental maior, durante
a realização de um estágio de observação, com intuito de analisar a relação
professor-aluno e seu impacto na construção do conhecimento dos educandos. O
trabalho se embasou em vários autores, tendo como principal referência Carvalho
(2017). Esta autora traz uma discussão completa e relevante das principais
interações que acontecem no ambiente escolar, além de trazer os principais
aspectos da nova realidade do ensino e das escolas para a formação dos
licenciandos por meio da discussão de diferentes variáveis que se estabelecem
no contexto do ensino.
Palavras-chave: Ensino. interação professor-aluno. Aprendizagem.