DOI: 10.5281/zenodo.10116808

 

Eliane Pereira dos Santos Ferreira

Graduada no Normal Superior -  Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS/2006), Especialista em Educação infantil pela UFMS/ 2012, Especialista em Neuropedagogia pela ESAP/2013, Especialista em Educação especial pela FAVENI/2018. Atualmente atua como Coordenadora pedagógica de Creche e educação infantil -.email: elianeeandrey@yahoo.com.br

 

Sandra de Fátima Pereira Sanches

Graduada em Letras – Hab. Inglês/ Espanhol – Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV) e Pedagogia, Especialista em Educação especial pela FAVENI. Atualmente atua como  Professora do Ensino fundamental l e ll e ensino médio da rede  pública. Email: Gusandra09@gmail.com

 

Rosinei da Silva

Graduada em Letras – Hab Inglês - Faculdades Integradas de Naviraí ( FINAV) e  Pedagogia pela UNINOVE. Especialista em Educação especial pela Alfamerica Faculdade. Atua como professora do ensino fundamental I

 

Maria Aparecida Pereira dos Santos

Mestre em Educação – UFGD, Especialista em Educação em tecnologia, graduação em pedagogia- atua como professora no ensino fundamental I e II - email: mpr.2010@hotmail.com

 

Josiane Lopes dos Santos Dziecol

Especialização em Educação Infantil e series iniciais - Educação especial e Psicopedagogia- Normal superior  - UFMS - Atua como professora anos iniciais do ensino fundamental.email: josilaine_lopes@hotmail.com

Josiane Miranda Roman

Pedagogia- Universidade Fedral de Mato Grosso do Sul – Atua como professora da educação infantil - email: josiane.nroman@gmail.com

 

Valdete de Souza Silva

Graduação em Biologia – UEMS - Atua como coordenadora pedagógica nos finais do ensino fundamental.

 

Elza Fogaça

Graduação em pedagogia – Universidade Nove de Julho- atua como professora séries iniciais- email: elzafogaa@gmail.com

 

Ilma Fogaça Lopes

Graduação em pedagogia – Faculdades Anhaguera – Atua como professora séries iniciais-email: ilmafogacalopes@gmail.com

 

Sandra Cristina Cunha Nascimbene

Graduação em Pedagogia e Letras – Faculdades Integradas de Naviraí – atua como professora séries iniciais- email: sandracunha12@outlook.com

 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo discutir da cultura digital e a educação que apresenta uma breve reflexão sobre a inserção das tecnologias digitais na prática pedagógica, visto que a cultura digital tem influenciado a vida cotidiana em todos os setores e a educação não seria diferente, uma vez que a mesma é composta por nativos digitais, ou seja, nossos alunos nasceram vivenciando as tecnologias e por isso faz uso das mesmas com muita facilidade, como pontua Prensky (2001). Sendo assim cabe a reflexão que a escola precisa se adequar a realidade da cultura digital e inserir as tecnologias em sua prática para atender a comunidade escolar que na sua grande maioria são nativos digitais que utilizavam as tecnologias com muita facilidade. Cabe aos professores a formação continuada para inovar a sua prática pedagógica incluindo as tecnologias digitais e a escola vivenciar de forma sistemática a cultura digital. Cabe também considerar que a  escola está inserida na sociedade e que tudo que permeia a mesma tem reflexo na mesma, sendo assim é de suma importância que a escola precisa levar sua comunidade a vivenciar de forma sistemática o que a sociedade está vivenciando de forma sistematizada, inclusive a cultura digital de modo de tirar proveito das situações para a ampliação de conhecimentos e aprendizagem de seus alunos

Palavras-chaves: Cultura digital. Tecnologias digitais. Educação.