Eliane Pereira dos Santos Ferreira
Graduada no
Normal Superior - Universidade Estadual
do Mato Grosso do Sul (UEMS/2006), Especialista em Educação infantil pela UFMS/
2012, Especialista em Neuropedagogia pela ESAP/2013, Especialista em Educação
especial pela FAVENI/2018. Atualmente atua como Coordenadora pedagógica de
Creche e educação infantil -.email: elianeeandrey@yahoo.com.br
Sandra de Fátima Pereira Sanches
Graduada em
Letras – Hab. Inglês/ Espanhol – Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV) e
Pedagogia, Especialista em Educação especial pela FAVENI. Atualmente atua
como Professora do Ensino fundamental l
e ll e ensino médio da rede pública.
Email: Gusandra09@gmail.com
Rosinei da Silva
Graduada em
Letras – Hab Inglês - Faculdades Integradas de Naviraí ( FINAV) e Pedagogia pela UNINOVE. Especialista em
Educação especial pela Alfamerica Faculdade. Atua como professora do ensino
fundamental I
Maria Aparecida Pereira dos Santos
Mestre em
Educação – UFGD, Especialista em Educação em tecnologia, graduação em
pedagogia- atua como professora no ensino fundamental I e II - email:
mpr.2010@hotmail.com
Josiane Lopes dos Santos Dziecol
Especialização
em Educação Infantil e series iniciais - Educação especial e Psicopedagogia-
Normal superior - UFMS - Atua como
professora anos iniciais do ensino fundamental.email:
josilaine_lopes@hotmail.com
Josiane Miranda Roman
Pedagogia-
Universidade Fedral de Mato Grosso do Sul – Atua como professora da educação
infantil - email: josiane.nroman@gmail.com
Valdete de Souza Silva
Graduação em
Biologia – UEMS - Atua como coordenadora pedagógica nos finais do ensino
fundamental.
Elza Fogaça
Graduação em
pedagogia – Universidade Nove de Julho- atua como professora séries iniciais-
email: elzafogaa@gmail.com
Ilma Fogaça Lopes
Graduação em
pedagogia – Faculdades Anhaguera – Atua como professora séries iniciais-email:
ilmafogacalopes@gmail.com
Sandra Cristina Cunha Nascimbene
Graduação em
Pedagogia e Letras – Faculdades Integradas de Naviraí – atua como professora
séries iniciais- email: sandracunha12@outlook.com
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir da cultura digital e a educação que apresenta
uma breve reflexão sobre a inserção das tecnologias digitais na prática
pedagógica, visto que a cultura digital tem influenciado a vida cotidiana em todos os setores e a educação não seria
diferente, uma vez que a mesma é composta por nativos digitais, ou seja, nossos
alunos nasceram vivenciando as tecnologias e por isso faz uso das mesmas com
muita facilidade, como pontua Prensky (2001). Sendo assim cabe a reflexão que a escola precisa
se adequar a realidade da cultura digital e inserir as tecnologias em sua
prática para atender a comunidade escolar que na sua grande maioria são nativos
digitais que utilizavam as tecnologias com muita facilidade. Cabe aos
professores a formação continuada para inovar a sua prática pedagógica
incluindo as tecnologias digitais e a escola vivenciar de forma sistemática a
cultura digital. Cabe também considerar que a
escola está inserida na sociedade e que tudo que permeia a mesma tem
reflexo na mesma, sendo assim é de suma importância que a escola precisa levar
sua comunidade a vivenciar de forma sistemática o que a sociedade está
vivenciando de forma sistematizada, inclusive a cultura digital de modo de
tirar proveito das situações para a ampliação de conhecimentos e aprendizagem
de seus alunos
Palavras-chaves: Cultura digital. Tecnologias digitais. Educação.