DOI: 10.5281/zenodo.10116814

 

Danielli da Silva Frederichi

Licenciatura em Pedagogia - FINAV;

Licenciatura em Artes - Faveni;

Pós graduação em Educação Psicomotora - Faesi;

Pós graduação em Educação Especial - Unina;

frederichidanielli3@gmail.com

 

Elisângela dos Santos

Licenciatura em Língua Portuguesa, Literatura e Inglês - FINAV;

Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Ibra;

Pós graduação em Produção textual - Faveni;

Pós graduação em Português e Literatura - Faveni;

dossantose06@gmail.com

 

Ester Lopes Cordeiro Barbosa

Licenciatura em Pedagogia- Anhanguera - UNIDERP;

Pós graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais - Uniasselvi;

Pós graduação em Educação Especial Inclusiva - Uniasselvi;

Pós graduação em Psicologia da Educação - Faculdade Focus;

ester.lopes.b@gmail.com

 

Lilian Cristina Gimenes Pucker

Licenciatura plena em Educação Física - FIFASUL;

Licenciatura em Pedagógica - FCE- Faculdade Campos Elíseos;

Pós graduação em Educação Infantil - FCE- Faculdade Campos Elíseos;

liliancgpucker@gmail.com

Milton de Lima Ortega

Licenciatura em Pedagogia - ANHANGUERA/UNIDERP;

Licenciatura em Artes Visuais - FCE- Faculdade Campos Elíseos;

Pós graduação em Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental com Ênfase em Alfabetização - IESF;

Pós Graduação em Educação Especial Inclusiva Aplicada a Educação Básica -IESF;

miltondelimaortega@hotmail.com

 

Raiane de Almeida Souza

Licenciatura em Pedagogia - ANHANGUERA/UNIDERP;

Licenciatura em Educação Física - FCE- Faculdade Campos Elíseos;

Pós graduação em Psicopedagogia - Faveni;

Pós graduação em Educação Matemática – FCE - Faculdade Campos Elíseos;

rmmoveisplanejadosnavirai@gmail.com

 

Rosana Pereira Gomes

Licenciatura em Pedagogia - ANHANGUERA/UNIDERP;

Pós graduação em Psicopedagogia - ANHANGUERA/UNIDERP;

Pós graduação em Educação Infantil - Intervalle;

Pós graduação em Educação especial Inclusiva - Intervalle,

rosanapgomes2@gmail.com

 

Rosimeire Antunes De Souza

Licenciatura Em Pedagogia - FIAR;

Pós graduação em Educação Especial E Inclusão - ANAEC;

Pós graduação em Neuropsicopedagogia Institucional Inclusa, Orientação e Supervisão Escolar - UNIBF;

Pós graduação em Neuropsicopedagogia Clínica - FAVENI;

rosiantunes2930@gmail.com

 

Sirlene Teixeira da Silva

Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera- UNIDERP;

Licenciatura em Ciências Biológicas - Fiar;

Pós graduação em Educação Especial e Inclusão - ANAEC;

Pós graduação em Educação Infantil, Séries Iniciais - ANAEC;

Pós graduação em Docência em Ciências Biológicas - Facuminas;

Pós graduação em Neuropsicopedagogia - Facuminas;

sirleneteixeira2014@gmail.com

 

Tamires Costa de Paula

Licenciatura plena em Pedagogia - FACINOR

Pós graduação em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso - Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco;

Pós graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais com Ênfase em Psicomotricidade - FAESI;

Pós graduação em: Arte e Ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental- ANAEC;

tamirescostapaula2015@gmail.com

 

A integração das teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky na educação tem sido um tópico relevante e desafiador no campo pedagógico. Piaget, conhecido por seu foco no desenvolvimento cognitivo, afirmou que as crianças constroem ativamente o conhecimento por meio de suas experiências. Vygotsky, por outro lado, destacou a importância da interação social e da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) no processo de aprendizagem. À medida que essas teorias são consideradas no contexto dos projetos pedagógicos e da gestão escolar, emergem oportunidades e desafios que exigem investigação aprofundada.