Adicleia
Santos Cabianca
Licenciatura em Pedagogia -
Anhanguera/UNIDERP;
Licenciatura em Educação Especial- FCE;
Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e
Institucional - Fatec, RHEMA;
Pós graduação em Educação Especial - Fatec,
RHEMA;
Pós em Educação Infantil e Anos Iniciais do
Ensino Fundamental de Nove Anos - Fatec, RHEMA;
Pós graduação em Autismo - FCE;
Leda Maria
Turman Papareli
Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera-
UNIDERP;
Pós graduação em Educação Especial e Inclusão
- FIAVEC;
Pós Graduação em Educação Infantil e
Alfabetização -
FIAVEC;
Marcela
Alves Tiozzo
Licenciatura em Geografia – FINAV;
Licenciatura em Pedagogia - UNIJALES;
Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva
com Ênfase em Dificuldade de Aprendizagem– FAESI;
Pós graduação em Ensino da Geografia e da
História – IESF;
Silvana
Maria Louza
Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera-
UNIDERP;
Licenciatura em Artes Visuais - Faculdade
Campos Eliseos
Pós graduação em Educação Inclusiva e Educação
Infantil pela Faculdade Campos Elíseos
Silvone
Rodrigues de Oliveira
Licenciatura em Pedagogia - FINAV
Licenciatura em Normal Superior - FINAV
Pós graduação em Educação Infantil e Séries
Iniciais do Ensino Fundamental - ESAP
Pós Graduação em Educação Especial e Inclusiva
- FACULDADE SÃO BRAZ
Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional
- FAESI
A leitura é uma habilidade fundamental que desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e educacional dos indivíduos. O advento das tecnologias digitais tem transformado a maneira como as pessoas interagem e se comunicam. Como afirma Coiro (2003), "a leitura na era digital não é mais uma atividade passiva, mas um processo ativo de construção de significado". Neste contexto, este artigo explora a relação entre leitura e tecnologia, analisando como as inovações tecnológicas afetaram a forma como lemos e aprendemos.