DOI: 10.5281/zenodo.10116883

 

Adicleia Santos Cabianca

Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera/UNIDERP;

Licenciatura em Educação Especial- FCE;

Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Fatec, RHEMA;

Pós graduação em Educação Especial - Fatec, RHEMA;

Pós em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos - Fatec, RHEMA;

Pós graduação em Autismo - FCE;

adicleiasantos546@gmail.com

 

Leda Maria Turman Papareli

Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera- UNIDERP;

Pós graduação em Educação Especial e Inclusão - FIAVEC;

Pós Graduação em Educação Infantil e Alfabetização -

FIAVEC;

ledamariaturman@gmail.com

 

Marcela Alves Tiozzo

 Licenciatura em Geografia – FINAV;

Licenciatura em Pedagogia - UNIJALES;

Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Dificuldade de Aprendizagem– FAESI;

Pós graduação em Ensino da Geografia e da História – IESF;

marcelanav6@hotmail.com

 

Silvana Maria Louza

Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera- UNIDERP;

Licenciatura em Artes Visuais - Faculdade Campos Eliseos

Pós graduação em Educação Inclusiva e Educação Infantil pela Faculdade Campos Elíseos

morenasil46@gmail.com

 

Silvone Rodrigues de Oliveira

Licenciatura em Pedagogia - FINAV

Licenciatura em Normal Superior - FINAV

Pós graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - ESAP

Pós Graduação em Educação Especial e Inclusiva - FACULDADE SÃO BRAZ

Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional - FAESI

silvonerodrigues@hotmail.com

 

A leitura é uma habilidade fundamental que desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e educacional dos indivíduos. O advento das tecnologias digitais tem transformado a maneira como as pessoas interagem e se comunicam. Como afirma Coiro (2003), "a leitura na era digital não é mais uma atividade passiva, mas um processo ativo de construção de significado". Neste contexto, este artigo explora a relação entre leitura e tecnologia, analisando como as inovações tecnológicas afetaram a forma como lemos e aprendemos.