Nadielly
Cardoso
Acadêmica do
Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia.
Fábio
Henrique Cardoso Leite
Orientador:
Professor Mestre
RESUMO
O aluno autismo
enfrenta muitas dificuldades quanto à inclusão, já que cada um apresenta o
transtorno de forma distinta. Ao deparar com um autista, busca – se meios de
capacitação de professores e adequação de espaço para melhor atende-los, porém
sem uma perspectiva de desenvolvimento significativo. O ensino da matemática
para autistas é um dos desafios enfrentados por professores de inclusão, porque
na educação básica os professores são em sua maioria pedagogos e não possuem
domínio completo da matemática e raros os que possuem a devida formação para
atender alunos especiais, além de não encontrarem politicas pedagógicas e nem
espaço adequado para realizar um trabalho significativo. A aprendizagem e
relações sociais do autista independem apenas da escola. É necessária a
participação da família e a aceitação do autista.. O objetivo é apontar meios
pelos quais os professores que atuam não somente com a disciplina de matemática
que possam incluir os autistas nesse processo aprendizagem, sustentado pelo
apoio das políticas pedagógicas e por uma estrutura que lhe permita relacionar
com este aluno, observando que para que haja aprendizado é necessário
comunicação, seja verbal ou não. Como procedimentos metodológicos foi feito um
levantamento bibliográfico de observações e intervenções com alunos autistas.
Palavras-chaves: Autismo, inclusão, matemática.