Leticia Correia Alves
Graduanda
em ciências Naturais – UFPA
alvesleticia2408@gmail.com
RESUMO
Ensinar o conteúdo
sobre climatologia não é uma tarefa fácil, e acaba se tornando um obstáculo
para os professores, por sua vez, também se torna um desafio para os alunos
assimilar este conteúdo, pois quando se fala em relacionar o ensino de pressão atmosférica
ao nosso cotidiano, pois o mesmo trata de conhecimentos sobre o clima e seus
fenômenos associados e variações de temperatura e mais desafiador ainda devido
a pluralidade do seu tema. Neste sentido, a construção de materiais didáticos
como o experimento e um recurso oferecido ao professor para ajudar em seu
ensino. Portanto, este referente trabalho tem como objetivo aplicar e avaliar a
qualidade da utilização de experimento no ensino de climatologia para alunos do
8° ano. A pesquisa foi realizada em uma turma do 8°, 801° na escola quilombola
Benedito Thomaz Carneiro, em Salvaterra Pará durante a realização da disciplina
Metodologias para o Ensino de Ciências do curso de Ciências Naturais (UFPA-
BREVES). Foi elaborado um experimento e uma pergunta para questionamento
referente ao tema pressão atmosférica. O experimento continha materiais de
baixo custo, que podem ser encontrados em casa. Estes recursos possibilitaram
resultados positivos na sua aplicação, e que podem ser usados como
potencializadores, enriquecendo a aprendizagem, principalmente no ensino de
“Pressão Atmosférica”. Pois o experimento e um material que encanta e aguça o
interesse dos alunos, ocasionando a participação ativa mediante as aulas e por
fim promovendo a aprendizagem do conteúdo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Experimento. Climatologia.