DOI: 10.5281/zenodo.12523003

 

Ana Cláudia Salazar de Souza

 Licenciada em Pedagogia  -  FIAMA;

ana_claudia4125@hotmail.com

 

Eliane Gonçale da Silva Martins

Licenciada em Ciências Biológicas - UEMS e

Licenciada em  Matemática - UEMS; 

elianegoncale@gmail.com

 

 Janete Antunes

Licenciada em Pedagogia- UNINOVE;

janeteantunes2012@gmail.com  

 

Mariana Neves Pereira de Souza

Licenciada em Normal Superior - FINAV;

  mariananpsouza05@gmail.com

 

Raquel Teixeira de Andrade

 Licenciatura em Pedagogia - Anhanguera/Uniderp;

raqueltda87@gmail.com

 

Telma Kosloski

Licenciatura em  Pedagogia- UFMS;

telma.kosloski@gmail.com


Uberlândia  Marques  da Silva

Licenciada  em História - UPE  - Campus Garanhuns;

marquesuberlandia2021@gmail.com

 

A pandemia de COVID-19 trouxe desafios sem precedentes para o sistema educacional global, resultando no fechamento de escolas e na transição abrupta para o ensino remoto. Esse cenário revelou e ampliou as desigualdades existentes, impactando negativamente o processo de aprendizagem dos estudantes, especialmente os de contextos socioeconômicos vulneráveis. Estudos indicam que as perdas de aprendizagem foram significativas, principalmente em áreas fundamentais como leitura e matemática (UNICEF, 2021; Dorn et al., 2020).