Káren Janaina Alves de
Holanda
Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad del Sol.
Terezinha Lourena dos
Santos Leal Silva
Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad del Sol.
Cionei de Souza
Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad del Sol.
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo inserir a dança
no contexto escolar na disciplina de educação física, identificando o perfil
dos alunos em relação a prática da dança na escola, além do incentivo a essa
modalidade e a mudança de pensamento em relação ao preconceito. Dessa forma, o
trabalho mostrou através do referencial teórico a importância desse conteúdo no
Ensino Médio, enfatizando os inúmeros benefícios que ela pode trazer aos seus
praticantes. Para isso foi utilizada uma metodologia de pesquisa bibliográfica
e pesquisa de campo de natureza quali-quantitativa, tendo seus dados obtidos
por meio de um questionário com cinco (05) perguntas fechadas de caráter
objetivo, aplicado com os alunos do Ensino Médio de uma escola pública no
município de Humaitá - AM. A amostra foi composta de 50 alunos, sendo 22 alunos
da 2ª série e 28 da 3ª série, ambos os sexos. Os resultados mostraram que a
dança está presente na escola apenas em datas comemorativas e não como conteúdo
nas aulas de Educação Física, e que uma boa parte dos alunos percebem que a
dança é de extrema importância para um indivíduo. Portanto, a dança no contexto
escolar deve estar presente em aulas de Educação Física, pois faz parte dos
conteúdos elucidados através dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. O artigo aborda os
desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com foco na
etapa da Educação Infantil. Destaca-se a importância de proporcionar uma
educação de qualidade para todas as crianças, independentemente de suas habilidades
e necessidades específicas. No entanto, o texto aponta diversos obstáculos
enfrentados pelas instituições de ensino, principalmente relacionados à
formação e apoio adequados aos professores, à infraestrutura física e à falta
de recursos específicos para atender às demandas dos alunos com deficiência ou
necessidades especiais. Conclui-se que na educação infantil, os primeiros anos
de vida são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e
físico das crianças. É durante essa fase crucial que se estabelecem as bases
para habilidades de aprendizado, interação social e autoestima. Portanto, é
fundamental que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou
desafios, tenham acesso a um ambiente educacional inclusivo e estimulante desde
o início de sua jornada educacional.
Palavras-chave: Dança. Educação Física. Escola Pública.