DOI: 10.5281/zenodo.13153866

 

Káren Janaina Alves de Holanda

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad  del Sol.

 

Terezinha Lourena dos Santos Leal Silva

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad  del Sol.

 

Cionei de Souza

Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad  del Sol.

 

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo inserir a dança no contexto escolar na disciplina de educação física, identificando o perfil dos alunos em relação a prática da dança na escola, além do incentivo a essa modalidade e a mudança de pensamento em relação ao preconceito. Dessa forma, o trabalho mostrou através do referencial teórico a importância desse conteúdo no Ensino Médio, enfatizando os inúmeros benefícios que ela pode trazer aos seus praticantes. Para isso foi utilizada uma metodologia de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de natureza quali-quantitativa, tendo seus dados obtidos por meio de um questionário com cinco (05) perguntas fechadas de caráter objetivo, aplicado com os alunos do Ensino Médio de uma escola pública no município de Humaitá - AM. A amostra foi composta de 50 alunos, sendo 22 alunos da 2ª série e 28 da 3ª série, ambos os sexos. Os resultados mostraram que a dança está presente na escola apenas em datas comemorativas e não como conteúdo nas aulas de Educação Física, e que uma boa parte dos alunos percebem que a dança é de extrema importância para um indivíduo. Portanto, a dança no contexto escolar deve estar presente em aulas de Educação Física, pois faz parte dos conteúdos elucidados através dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. O artigo aborda os desafios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, com foco na etapa da Educação Infantil. Destaca-se a importância de proporcionar uma educação de qualidade para todas as crianças, independentemente de suas habilidades e necessidades específicas. No entanto, o texto aponta diversos obstáculos enfrentados pelas instituições de ensino, principalmente relacionados à formação e apoio adequados aos professores, à infraestrutura física e à falta de recursos específicos para atender às demandas dos alunos com deficiência ou necessidades especiais. Conclui-se que na educação infantil, os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. É durante essa fase crucial que se estabelecem as bases para habilidades de aprendizado, interação social e autoestima. Portanto, é fundamental que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou desafios, tenham acesso a um ambiente educacional inclusivo e estimulante desde o início de sua jornada educacional.

Palavras-chave: Dança. Educação Física. Escola Pública.