DOI: 10.5281/zenodo.13154380

 

Maria Azenete Nobre Silva

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos.

 

RESUMO

O presente estudo surgiu da necessidade de analisamos o papel dos pais e da escola que lutam pelo mesmo sonho – o de tornar seus filhos e alunos felizes e sábios. Sabemos que atualmente o assunto concernente a família é de certo modo preocupante e discutido por todos. Como instituição sublime vem nas últimas décadas sendo abalada em suas estruturas morais que tem afetado a escola, principalmente o ensino-aprendizagem. Isto se deve ao comportamento dos filhos tais como: imaturos, desatentos, sem limites etc. Nesta perspectiva justifica-se a importância de refletir e compreender o papel da família no âmbito escolar, como também o da escola e do líder na gestão democrática. O assunto analisado apresenta as contribuições de ambas às partes e ações para esse relacionamento. Compuseram a amostra, os alunos do 8º e 9º ano, seus pais, os professores e gestores do Ensino Fundamental da Rede Pública. A pesquisa foi realizada na escola durante o período de maio a junho de 2012. Os procedimentos de coleta e analise dos dados da pesquisa obedeceram às seguintes fases: elaboração e aplicação de questionários para os alunos, pais e professores. Contendo questões subjetivas sobre a participação dos pais na escolarização dos filhos. Análise, quantitativa e qualitativa dos dados coletados através dos questionários; realização de entrevista devolutiva aos professores e gestores sobre a relação aluno e família. Os resultados mostraram que o relacionamento familiar foi considerado ruim em sua maioria; os pais encontram-se desinteressados em acompanhar a educação dos filhos; a percepção da professora é compatível com a dos pais no que se refere à educação dos filhos e o acompanhamento da vida escolar. De modo geral percebemos que existe a necessidade de formação de vínculos entre as duas instituições, para que ambas tenham sucesso na educação dos adolescentes.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Relação família e escola. Comportamento. Gestão.