Maria
Azenete Nobre Silva
Mestra em Ciências da Educação pela Universidad San
Carlos.
RESUMO
O
presente estudo surgiu da necessidade de analisamos o papel dos pais e da
escola que lutam pelo mesmo sonho – o de tornar seus filhos e alunos felizes e
sábios. Sabemos que atualmente o assunto concernente a família é de certo modo
preocupante e discutido por todos. Como instituição sublime vem nas últimas
décadas sendo abalada em suas estruturas morais que tem afetado a escola,
principalmente o ensino-aprendizagem. Isto se deve ao comportamento dos filhos
tais como: imaturos, desatentos, sem limites etc. Nesta perspectiva
justifica-se a importância de refletir e compreender o papel da família no
âmbito escolar, como também o da escola e do líder na gestão democrática. O
assunto analisado apresenta as contribuições de ambas às partes e ações para
esse relacionamento. Compuseram a amostra, os alunos do 8º e 9º ano, seus pais,
os professores e gestores do Ensino Fundamental da Rede Pública. A pesquisa foi
realizada na escola durante o período de maio a junho de 2012. Os procedimentos
de coleta e analise dos dados da pesquisa obedeceram às seguintes fases:
elaboração e aplicação de questionários para os alunos, pais e professores.
Contendo questões subjetivas sobre a participação dos pais na escolarização dos
filhos. Análise, quantitativa e qualitativa dos dados coletados através dos
questionários; realização de entrevista devolutiva aos professores e gestores
sobre a relação aluno e família. Os resultados mostraram que o relacionamento
familiar foi considerado ruim em sua maioria; os pais encontram-se desinteressados
em acompanhar a educação dos filhos; a percepção da professora é compatível com
a dos pais no que se refere à educação dos filhos e o acompanhamento da vida
escolar. De modo geral percebemos que existe a necessidade de formação de
vínculos entre as duas instituições, para que ambas tenham sucesso na educação
dos adolescentes.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Relação família e escola. Comportamento. Gestão.