DOI: 10.5281/zenodo.13366221

 

Ivonete Aparecida Torrezan

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada em Ciências pelo Centro de Ensino Superior de Caçador (UNC).

 

 Bernadete Maria Ribeiro dos Santos

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada em Pedagogia pela Fundação Alto Vale do Rio Peixe (FEARPE).

 

Sandra Scheidt Rodrigues

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada em licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

Francinete Soares da Nóbrega

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada em Letras pela Faculdade Integrada de Patos (FIP).

 

Michelle Meireles Hamilton Gonçalves

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Johnantan Candeia Limeira

Mestrando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

 

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo Investigar a importância da inclusão digital na educação de jovens e adultos. A tecnologia educativa vive também os processos de projeto, de execução e de avaliação, no marco de determinadas perspectivas históricas, sociais e culturais que são importantes em diversos ambientes, tanto para os entornos presenciais como para os entornos virtuais de aprendizagem. Tendo em vista que boa parte de nossa infância é vivida na escola, compete assim, aos professores poder elaborar fórmulas e arquitetar ideias inovadoras e criativas que possam despertar no aluno o interesse por esse ambiente, que o mesmo possa se sentir motivado em ir para escola, sendo este lugar um ambiente no qual se configura como sendo para muitos, um laboratório de descobertas inovadoras. Para elaboração do presente trabalho, será feito uma pesquisa bibliográfica, no qual serão utilizados artigos, revistas, entre outros, como base de pesquisa. As buscas serão feitas nas plataformas de busca acadêmica como Scielo, Google Acadêmico, entre outros. Dente os principais autores utilizados nessa pesquisa, pode-se destacar alguns como: Belloni (1996); Belloni (2008); Moran (2009); Silva (2011); Souza (2011), entre outros. O estudo evidenciou que parte dos docentes não possui nenhum curso de especialização na área de tecnologia, o que os deixa inseguros e desmotivados para a utilização das tecnologias no processo de ensino do EJA. Embora o ambiente escolar possua um bom laboratório de informática, a maior parte dos professores nunca recebeu qualquer tipo de capacitação, motivo que os leva a não utilizar os recursos disponíveis. Frente ao exposto neste trabalho, conclui-se que os meios de ensino e o processo de atualização e capacitação dos professores precisam ser repensados urgentemente, pois os investimentos públicos em infraestrutura do ambiente escolar tornam-se inválidos frente ao despreparo do corpo docente no que se refere à exploração destes recursos.

Palavras-chaves: Inclusão Digital. Jovens. Adultos. Professor.