Ivonete
Aparecida Torrezan
Mestre
em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada
em Ciências pelo Centro de Ensino Superior de Caçador (UNC).
Bernadete Maria Ribeiro dos Santos
Mestre
em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada
em Pedagogia pela Fundação Alto Vale do Rio Peixe (FEARPE).
Sandra
Scheidt Rodrigues
Mestre
em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada
em licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa
Catarina (UDESC).
Francinete
Soares da Nóbrega
Mestre
em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada
em Letras pela Faculdade Integrada de Patos (FIP).
Michelle
Meireles Hamilton Gonçalves
Mestre
em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduada
em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Johnantan
Candeia Limeira
Mestrando
em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University (VCCU). Graduado
em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
RESUMO
O presente
estudo tem como objetivo Investigar a importância da inclusão digital na
educação de jovens e adultos. A tecnologia educativa vive também os processos
de projeto, de execução e de avaliação, no marco de determinadas perspectivas
históricas, sociais e culturais que são importantes em diversos ambientes,
tanto para os entornos presenciais como para os entornos virtuais de
aprendizagem. Tendo em vista que boa parte de nossa infância é vivida na
escola, compete assim, aos professores poder elaborar fórmulas e arquitetar
ideias inovadoras e criativas que possam despertar no aluno o interesse por
esse ambiente, que o mesmo possa se sentir motivado em ir para escola, sendo
este lugar um ambiente no qual se configura como sendo para muitos, um
laboratório de descobertas inovadoras. Para elaboração do presente trabalho,
será feito uma pesquisa bibliográfica, no qual serão utilizados artigos,
revistas, entre outros, como base de pesquisa. As buscas serão feitas nas
plataformas de busca acadêmica como Scielo, Google Acadêmico, entre outros.
Dente os principais autores utilizados nessa pesquisa, pode-se destacar alguns
como: Belloni (1996); Belloni (2008); Moran (2009); Silva (2011); Souza (2011),
entre outros. O estudo evidenciou que parte dos docentes não possui nenhum
curso de especialização na área de tecnologia, o que os deixa inseguros e
desmotivados para a utilização das tecnologias no processo de ensino do EJA.
Embora o ambiente escolar possua um bom laboratório de informática, a maior
parte dos professores nunca recebeu qualquer tipo de capacitação, motivo que os
leva a não utilizar os recursos disponíveis. Frente ao exposto neste trabalho,
conclui-se que os meios de ensino e o processo de atualização e capacitação dos
professores precisam ser repensados urgentemente, pois os investimentos
públicos em infraestrutura do ambiente escolar tornam-se inválidos frente ao
despreparo do corpo docente no que se refere à exploração destes recursos.
Palavras-chaves: Inclusão Digital. Jovens. Adultos. Professor.